Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/07/2004 - 07h21

Nova geração do rap diversifica rimas

Publicidade

ADRIANA FERREIRA
do Guia da Folha

Bem-humorados, afiados e independentes. Esse é um retrato rasteiro, mas que dá uma idéia de como é boa parte da nova geração de rappers escalada para a segunda edição do festival "Do Micro aos Fones - Os Novos Rumos do Hip Hop", que acontece neste fim de semana, na Funarte.

São 13 atrações que, em comum, possuem registros fonográficos em EP ou coletâneas, como "Direto do Laboratório" (Trama). Além disso, os novos rappers procuram diversificar a temática das rimas, que ainda falam muito das "quebradas" e da violência, mas também criticam a indústria fonográfica, tratam de futebol e do dia-a-dia da cidade.

"É uma vertente underground do hip hop, que expõe o cotidiano de maneira poética. Não é uma descrição crua da realidade", explica a rapper Lurdez da Luz, 25, responsável pelo evento e MC do grupo Mamelo Sound System, atração do domingo.

Das apresentações deste sábado, vale atentar para os rappers Munhoz, MC e produtor do grupo Ascendência Mista, e Parteum (Mzuri Sana), que mostra trabalho maduro, com levadas funk e jazz, em seu disco solo, "Raciocínio Quebrado".

O Slim Rimografia, que também se apresenta hoje, é da turma do carioca De Leve, a dos esculachados, com destaque para a faixa "Falido", do álbum "Financeiramente Pobre".

No mesmo dia, o line-up tem ainda Contra Fluxo, Pentágono e Enganjaduz. Esse último mistura influências de ragga ao hip hop registrado no CD "Igual Você Nunca Viu".

Vem do Rio de Janeiro a principal atração do domingo, a dupla Inumanos, do MC Aori e do DJ Babão --eles deverão se apresentar no festival Sónar, em setembro, na mesma noite de um dos produtores bambambãs do hip hop underground, o norte-americano Prefuse 73.

Neste show, a dupla divide o palco com o MC Max B.O., conhecido por sua habilidade no freestyle (improvisação).

Veterano com dois discos lançados e um terceiro a caminho, o Mamelo Sound System entra em cena com músicas inéditas e novo integrante, Yellow P., DJ de algumas das melhores noites de raggae e dub da cidade.

DO MICRO AOS FONES - OS NOVOS RUMOS DO HIP HOP
Onde:
Funarte (al. Nothmann, 1.058, Campos Elíseos, tel.: 3662-5177)
Quando: hoje (dia 24) e amanhã, das 17h às 23h
Quanto: R$ 10

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre hip hop
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página