Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/08/2004 - 08h03

Panorama Sesi abre leque da dança brasileira

Publicidade

KATIA CALSAVARA
da Folha de S.Paulo

Caso você esteja de passagem pela avenida Paulista entre hoje e o dia 15 de agosto, não estranhe ao encontrar artistas espalhados pela calçada achando que estão no palco. As performances em frente ao Centro Cultural Fiesp são um dos três eixos do Panorama Sesi de Dança 2004, que também terá espetáculos e workshops com profissionais dessa arte.

"Quis atender a vários tipos de público, inclusive aquele que passa e não pode entrar no teatro", diz a bailarina e coreógrafa Ivonice Satie, curadora do evento.

Além de nomes da dança paulistana, a programação abriu o leque por alguns Estados brasileiros. Cia. Déborah Colker (RJ), Quasar Cia. de Dança (GO), Verve Cia. de Dança (PR), Cia. de Dança Palácio das Artes (MG), Ânima Cia. de Dança (RS) são alguns dos grupos que se apresentam por aqui.

Todas as noites começam com uma performance. Após o espetáculo, há um debate.

O artista plástico Fernando Nunes, 41, é diretor da Verve Cia. de Dança, que apresenta "Plástico - C2H4". Nunes conta que começou a financiar a companhia com o dinheiro da venda de seus quadros e fez questão de abandonar o eixo Rio-São Paulo para poder fazer sempre a "manutenção do corpo de pesquisa". A sede da companhia fica em Campo Mourão, no interior do Paraná. "A quebra de paradigma dá oxigênio à criação", diz.

Representante da nova geração de coreógrafos, Jorge Garcia, também bailarino do Balé da Cidade de São Paulo, companhia que mostra hoje quatro balés, apresenta-se com o Grupo Grua, que faz performances de rua.

O grupo goiano Quasar, de Henrique Rodovalho, coreógrafo, mostra "Empresta-me Teus Olhos", que mistura dança a projeções de vídeo e técnicas de iluminação.

Déborah Colker reapresenta em São Paulo "Rota", entre 13 e 15.

A Ânima Cia. de Dança, com sede em Porto Alegre, mostra no dia 5, "Catch, ou Como Segurar um Instante". "É um trabalho desenvolvido com base nas leis da física", diz a diretora Eva Schul.

De Belo Horizonte, a Cia. de Dança Palácio das Artes, dirigida por Cristina Machado, apresenta "Sonho de Uma Noite de Verão", com produção de Gabriel Villela.

De São Paulo, a recém-formada companhia Sociedade dos Homens tem sede no centro de dança Studio 3. O grupo apresenta trabalhos dirigidos por Anselmo Zolla, como "Quarteto" e "Meu Sobrenome é Gardel". "Entre os homens, não há uma unidade. Cada um leva ao palco a sua individualidade", diz Zolla.

Um dos destaques da programação são personalidades da dança que não sobem ao palco com tanta freqüência, como é o caso de Luis Arrieta, Ruth Rachou, Sônia Motta, entre outros.

"Não danço como dançava aos 20 anos, mas a maturidade traz outras formas de expressão", diz Rachou, 75, que interpreta "Tango". Sônia Motta, há quase dez anos fora dos palcos, mostra "Muçul-Mana". "O corpo traz marcas do tempo que nem sempre representam melhoras no bailarino", diz Arrieta.

PANORAMA SESI DE DANÇA 2004
Quando:
de hoje a 15 de agosto
Performances: de seg. a sáb, às 19h, e dom., às 18h
Espetáculos: de seg. a sáb., às 20h, e dom., às 19h
Workshops: de seg. a sáb., às 21h15, e dom., às 20h15
Onde: Centro Cultural Fiesp (av. Paulista, 1.313, tel. 3146-7405)
Quanto: grátis (retirar senha com uma hora de antecedência)

Especial
  • Veja fotos das companhias que participam do Panorama Sesi de Dança 2004
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o Panorama Sesi de Dança
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página