Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/08/2004 - 14h57

Bush inspira avalanche literária no ano da eleição americana

Publicidade

ALAIN JEAN-ROBERT
da France Presse, em Washington

A menos de cem dias das eleições americanas, cerca de 50 obras sobre o presidente republicano George W. Bush, a maioria delas hostis, chegam às livrarias.

O próprio Bush, que disputa a reeleição, faz piada a respeito da quantidade de livros que estão lhe dedicando. "Quem diz que não fiz nada pela economia, deveria ver o que fiz pela indústria editorial", ironizou.

Nos primeiros seis meses de 2004, várias obras sobre Bush chegaram à lista das mais vendidas. "The Price of Loyalty" (o preço da lealdade), um testemunho crítico do ex-secretário do Tesouro Paul O'Neill, que compara Bush com "um cego cercado de surdos", foi um dos grandes sucessos editoriais da primeira metade do ano.

"Against All Enemies" (contra todos os inimigos), escrito por Richard Clarke, um ex-alto funcionário da luta antiterrorista, tornou-se best-seller pouco depois do lançamento. Em suas páginas, Clarke acusa o governo Bush de subestimar a ameaça terrorista antes dos atentados de 11 de setembro de 2001.

Entre os livros que chegam às livrarias esta semana está "All the President's Spin" (algo como "todos os assessores do presidente"), que considera a equipe de conselheiros de comunicação da Casa Branca como a mais agressiva da história.

Para o dia 25 de agosto, está previsto o lançamento de "Attack Poodles and Other Media Mutants" (poodles de ataque e outros mutantes da mídia), que arremete contra os editorialistas conservadores da "Fox News".

Alguns livros prometem entrar rápido na lista dos best-sellers, entre eles "Chain of Command: The Road from 9/11 to Abu Ghraib" (cadeia de comando: de 11 de setembro a Abu Ghraib), cuja publicação está prevista para 21 de setembro. Seu autor, o jornalista Seymour Hersh, lembra os abusos cometidos na prisão iraquiana de Abu Ghraib.

Também há grande expectativa em torno de "What we've lost: America under the Bush Administration" (o que nós perdemos: Estados Unidos sob a administração Bush), do redator-chefe da revista "Vanity Fair", Graydon Carter, e "Bushworld: Enter at Your Own Risk" (o mundo de Bush: entre por conta própria), da colunista do "The New York Times" Maureen Dowd.

E a tudo isto se soma uma biografia muito crítica de Bush, "The Family: The Real Story of the Bush Dinasty" (a família: a verdadeira história da dinastia Bush), que chegará às livrarias no dia 14 de setembro.

"Em 25 anos como editor, nunca vi tamanho volume de livros sobre um presidente em um ano eleitoral", afirmou ao jornal "USA Today" o redator da revista especializada "Publishers Weekly", Jeff Zaleski.

Segundo Zaleski, a personalidade do presidente, "menos centralizadora" do que seus antecessores, e o caráter "crucial" desta eleição é o motivo desta avalanche literária.

Será que estes livros influenciarão nas eleições de 2 de novembro? Isto ainda não está certo. "Acredito que a maior parte das pessoas que comprará estes livros nunca teve intenção de votar em Bush", avalia Brad Miner, ex-diretor da seção literária da "The National Review".

Ainda que menos numerosos, também há livros que arremetem contra o candidato democrata à Casa Branca, como "The Many Faces of John Kerry" (as várias faces de John Kerry).

Além disso, a musa dos conservadores, Ann Coulter, acaba de publicar "How to Talk to a Liberal - If You Must" (como falar a um liberal - se não houver outro remédio), no qual debocha dos democratas.

E para Bush, nem tudo são críticas: está previsto o lançamento de pelo menos dois livros elogiosos antes da convenção republicana que será realizado entre 30 de agosto e 2 de setembro em Nova York.

"A Matter of Character" (uma questão de caráter) chegará às livrarias no dia 9 de agosto, e "Thank You, President Bush" (obrigada, presidente Bush), no dia 30 de agosto.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre livros sobre George W. Bush
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre as eleições nos EUA
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre John Kerry
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre George W. Bush
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página