Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2004 - 04h15

Pereio abriga o tiroteio do cantor Lobão

Publicidade

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
da Folha de S.Paulo

O dom polêmico do programa "Sem Frescura", do ator e agora apresentador Paulo César Pereio, se atira, na edição de hoje, ao pai de todos os polemistas na música brasileira atual: Lobão.

O entrevistado segue a loa já conhecida por muitos. Defende a numeração de CDs. Trata o jabaculê (dinheiro pago por gravadoras para ter suas músicas veiculadas no rádio e na TV) como "falsidade ideológica", "censura", "abuso de poder econômico", "prevaricação", "estupro coletivo". Responsabiliza gravadoras e artistas que são "heróis nacionais" pelo estado de coisas. Pereio lhe faz claque: "O jabá transforma o público numa grande claque".

Trata com verbos no passado dos discos de ouro falsos que Gugu Liberato costumava entregar em seu programa --não teve tempo para comentar que o mesmo volta a acontecer agora, quando a cantora Simone recebeu, no programa de Fausto Silva, disco de ouro não comprovado pela entidade responsável (ABPD).

O tempo esquenta quando Lobão conta que sua revista musical, "Outracoisa", tentou em vão ouvir o ministro da Cultura (e músico) Gilberto Gil numa reportagem sobre jabá. Do Ministério da Cultura, o repórter foi remetido ao Ministério das Comunicações, que o mandou ao da Justiça, que o devolveu ao MinC. Gil terminou mudo. "Ele parece um porta-aviões, faz shows no mundo todo, mas como ministro não está fazendo porra nenhuma", arremata um Lobão exaltado.

Quando dá trégua aos "inimigos", Lobão narra o sucesso de sua independência daquele esquema. Pereio novamente faz claque: "Você tem conseguido levar sua vida com dignidade e completamente independente". No mesmo tom, fala da "Outracoisa" e acaba falando de si: "É impressionante como tem gente de primeira que só aparece nos [veículos de comunicação] alternativos". É que Pereio e Lobão são o espelho invertido de Faustão e Simone.

SEM FRESCURA
Quando:
hoje, às 23h, no Canal Brasil

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre Paulo César Pereio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página