Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2004 - 08h47

HBO estréia primeira produção latino-americana

Publicidade

THIAGO STIVALETTI
free-lance para a Folha

O HBO estréia hoje sua primeira série produzida na América Latina. "Epitáfios", série em 13 capítulos falada em espanhol, que mistura policial e suspense, foi filmada na Argentina com atores locais, entre os quais a estrela internacional Cecilia Roth, a protagonista de "Tudo sobre Minha Mãe", de Pedro Almodóvar.

"Epitáfios" narra a investigação dos crimes de um "serial killer" que deixa no local dos assassinatos tumbas vazias e lápides com nomes de pessoas ainda vivas. No primeiro crime, é encontrada uma lápide com o nome do policial Renzo Márquez, afastado do trabalho desde que, há cinco anos, causou acidentalmente a morte de quatro estudantes seqüestrados por um professor.

Renzo volta então ao trabalho para investigar as novas mortes ao lado de uma investigadora marcada por traumas de infância, Marina (Roth).

"Epitáfios" exibe um apuro técnico impecável, que não deixa nada a dever às produções americanas do canal, como a recente e premiada "Angels in America". Mas carece de uma certa cor local, afinal, nada mais americano do que uma investigação policial baseada na figura do "serial killer". A história se passa em Buenos Aires, mas bem poderia se situar em Nova York, Los Angeles ou qualquer outra metrópole do planeta.

O canal aposta alto na produção. Na semana passada, trouxe ao Brasil para uma entrevista coletiva os quatro principais atores da série, acompanhados do vice-presidente de programação para a América Latina, Luiz Peraza.

"Queremos produzir mais na América Latina nos próximos anos, mas achamos que deveríamos começar por uma história de apelo universal e que ainda não tivesse sido testada pela matriz americana", disse Peraza.

"Epitáfios" deve ser exibida no canal latino do HBO nos Estados Unidos. O executivo afirma que a intenção do canal é produzir uma série por ano em cada um dos principais países do continente além da Argentina, do Brasil e do México.

Como na Argentina o HBO investe apenas seu próprio dinheiro, o canal não divulga o orçamento de "Epitáfios". Já no Brasil, duas séries foram registradas pelo HBO na Ancine (Agência Nacional do Cinema).

Isso porque as programadoras de TV paga são obrigadas a pagar ao governo o Condecine, imposto de 3% sobre os recursos que envia ao exterior. Com o registro, o HBO pode usar esses 3% em suas próprias produções, desde que realizadas aqui no Brasil.

Rubem Fonseca e Carnaval

A primeira série, orçada em R$ 5,8 milhões, é "Mandrake", baseada em personagem de Rubem Fonseca e dirigida por seu filho José Henrique Fonseca, da Conspiração Filmes. Em oito capítulos, contará a história de um advogado criminalista tipicamente carioca que se envolve em um caso de chantagem nas altas esferas da sociedade do Rio de Janeiro. O roteiro está sendo escrito por José Henrique em parceria com Tony Bellotto (guitarrista dos Titãs e autor do romance policial "Bellini e a Esfinge") e Felipe Braga.

A segunda, "Carnaval", deve custar R$ 6,5 milhões e começará a ser rodada em fevereiro, durante a festa na Sapucaí. Com direção de Cao Hamburguer, contará em seis episódios a saga de uma família dona de escola de samba no Rio ligada a bicheiros e outras figuras do morro. O roteiro é de Cao com Laís Bodansky, Helena Soares e André Barata Ribeiro. Os atores das duas séries ainda não foram escalados.

EPITÁFIOS
Quando:
estréia hoje, às 22h, no canal HBO

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre a série "Epitáfios"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página