Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2004 - 06h38

Nova York ganha sala dedicada a latinos

Publicidade

RAFAEL CARIELLO
da Folha de S.Paulo, em Nova York

Nova York terá, a partir do final deste mês, o primeiro cinema dedicado exclusivamente a filmes ibero-americanos, com legendas em inglês.

Motivada pela enorme "comunidade" latino-americana da cidade e pela crescente produção cinematográfica desses países, a rede Clearview Cinemas, uma das principais da cidade, lançará a sala Cinema Latino, no dia 27 de agosto, com programação de fitas da América Latina, da Espanha e de Portugal.

"Somos quase 3 milhões de 'latinos' em Nova York, e nossa cinematografia também vai muito bem", afirma Armando Guareño, realizador pelo terceiro ano do festival de cinema latino LaCinemaFe e que será o responsável pela programação de filmes do novo espaço.

A vice-presidente de marketing do grupo, Beth Simpson, no entanto, afirma esperar que a sala atraia não só os despatriados das Américas, mas também os cinéfilos do norte para as crescentes indústrias cinematográficas de Brasil, Argentina e México --além da já estabelecida produção espanhola.

Português

Num país em que a expressão "latino", e a idéia de América Latina, quase sempre se confundem exclusivamente com os países de língua espanhola --saco no qual o Brasil entra por engano ou por contrabando--, é ao menos curioso que seja reconhecida, no texto de divulgação do lançamento da sala Cinema Latino, "a comunidade que fala português na América Latina".

"As pessoas aqui confundem, mas nós não", declara Armando Guareño.

O curador diz acreditar que não há necessariamente produção maior agora nos países latino-americanos, apenas maior atenção dedicada a eles pelos públicos do hemisfério Norte.

"Sempre fizemos bons filmes e, agora, nós latinos somos mais vistos, somos um poder em ascensão. A mídia é que está dando mais atenção para nós", explica Guareño.

O primeiro filme a ser apresentado na sala com 300 lugares --localizada na elegante região à oeste do Central Park-- será o argentino "Vidas Privadas", dirigido pelo cantor e compositor argentino Fito Páez. O filme tem no elenco dois dos mais famosos atores da região (reconhecíveis até pelos americanos): Cecilia Roth, de "Tudo sobre Minha Mãe", e Gael García Bernal, de "E Sua Mãe Também" e de "Diários de Motocicleta".

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o cinema latino
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página