Publicidade
Publicidade
Concretismo "está de volta" em exposição
Publicidade
da Folha de S.Paulo, no Rio
Em 1950, o Masp abrigou uma grande exposição de obras do suíço Max Bill. No ano seguinte, ele ganhou o prêmio internacional de escultura da Bienal de São Paulo. Foi nesse biênio, por influência de Bill, que o concretismo ingressou nas artes plásticas brasileiras.
A exposição "Linha Forma Cor", que será aberta hoje na Theodor Lindner Galeria de Arte, no Rio, apresenta obras do pioneiro Bill (1908-1994) e de três importantes concretistas ainda em atividade: o argentino Julio le Parc, 76, o venezuelano Carlos Cruz-Diez, 81, e o brasileiro Almir Mavignier, 79, radicado na Alemanha há mais de duas décadas.
"Sinto que esse tipo de arte está de volta", afirma o alemão Lindner, proprietário da galeria e da maior parte das obras, todas à venda. "Nossos olhos se cansam de algumas coisas depois de vê-las muitas vezes, mas elas ressurgem no momento certo."
Predominam na mostra as serigrafias, ideais para chegar à precisão geométrica buscada pelos concretistas. Eles evitam a figuração e trabalham com o que dá título à exposição: linhas, formas e cores. No caso de Cruz-Diez, as serigrafias também têm efeitos cinéticos, provocando ilusões óticas no espectador.
A mostra ainda permite que se conheça um pouco da obra de Mavignier, que influenciou artistas na Alemanha. Só duas obras são tridimensionais: um múltiplo e um relevo, ambos de Bill. Elas também são as mais caras, podendo chegar a R$ 30 mil. As serigrafias ficam por volta de R$ 3.000.
LINHA FORMA COR
Quando: de hoje a 11/9 (ter. a sex., das 14h às 19h; e sáb., de 11h às 14h)
Onde: Theodor Lindner Galeria de Arte (r. Visconde de Pirajá, 444/213, Ipanema, tel. 0/xx/21/ 2522-3129)
Quanto: entrada franca
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Após ação na Justiça, Ivete Sangalo faz acordo com baterista
- Homem morre depois de participar de programa de Fátima Bernardes
- Britney Spears abandona gravação de "The X Factor"
- Estrela do cinema pornô é presa nos EUA após bater o carro
- Franz Ferdinand lidera show gratuito para 20 mil em SP
+ Comentadas
- Após ação na Justiça, Ivete Sangalo faz acordo com baterista
- Homem morre depois de participar de programa de Fátima Bernardes
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.






Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV