Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/08/2004 - 13h21

Estudo mostra concentração de cinemas e teatros no centro de SP

Publicidade

da Folha Online

Um estudo divulgado hoje pelo Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados) sobre a cidade de São Paulo apontou que o mais importante pólo cultural do país registra uma grande concentração de cinemas, teatros, museus e centros culturais em regiões centrais do município.

A desigualdade na distribuição geográfica dos equipamentos culturais públicos ou privados é mais significativa na comparação entre bairros centrais --como Sé, Pinheiros e Butantã-- com subprefeituras das zonas sul e leste.

A capital paulista conta com 235 salas de cinema, 362 bibliotecas e 273 equipamentos culturais diversos --como teatros, casas de cultura, centros culturais, museus e oficinas culturais--, totalizando 870 espaços, de acordo com o estudo realizado com base no Guia Cultural do Estado de São Paulo - 2002.

A subprefeitura que registra o maior número de espaços culturais é Sé, com 287, ou 33% do total da cidade, seguida de Pinheiros, com 113 (13%) e Butantã, com 87 (10%).

No extremo oposto, bairros como Parelheiros e Cidade Ademar, na zona sul, e Cidade Tiradentes, na zona leste, não dispõem de cinemas, teatros, bibliotecas ou qualquer outro equipamento cultural.

Como o levantamento foi feito com dados referentes ao ano de 2002, o Seade não computou os Centros Educacionais Unificados (CEUs) da Prefeitura Municipal de São Paulo.



Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre equipamentos culturais em São Paulo
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre levantamentos do Seade
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página