Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/08/2004 - 13h58

Morre aos 82 anos o compositor americano Elmer Bernstein

Publicidade

da Folha Online

O compositor Elmer Bernstein, que durante seus mais de 50 anos de carreira fez trilhas para filmes como "Sete Homens e um Destino" (1960) e "O Homem do Braço de Ouro" (1955), morreu ontem, aos 82 anos, informou sua agente, Cathy Mouton.

Bernstein morreu em sua casa em Ojai (130 km ao noroeste de Los Angeles), na Califórnia (EUA), depois de um longo período de doença, segundo Mouton. A causa da morte não foi divulgada.

O compositor escreveu mais de 200 trilhas para cinema e televisão, tendo trabalhado com diretores como Martin Scorsese, John Landis e Ivan Reitman.

Elmer Bernstein venceu um Oscar com a trilha sonora de "Positivamente Millie" (1967) e foi indicado outras 13 vezes para o prêmio.

Entre outros trabalhos, Bernstein compôs para os longas-metragens "Os Dez Mandamentos" (1956), "O Sol é Para Todos" (1962), "Os Caça-Fantasmas" (1984) e "Meu Pé Esquerdo" (1989).

"A arte de realmente apoiar um filme dramaticamente, onde o compositor é praticamente uma extensão do roteiro --isso é muito raro hoje em dia, o que torna a morte de Bernstein ainda mais triste", disse à "Times" Marilyn Bergman, presidente da Associação Americana de Compositores, Autores e Editores.

Bergman destaca que Bernstein era um compositor completo. "Ele foi treinado para o clássico e podia fazer de tudo", acrescentou.

O músico, que nasceu no dia 4 de abril de 1922 em Nova York, era casado com Eve e tinha quatro filhos e cinco netos.

Com agências internacionais

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre Elmer Bernstein
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página