Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2004 - 15h54

"Vida de Menina" leva o prêmio de melhor filme em Gramado

Publicidade

da Folha Online

O 32º Festival de Gramado - Cinema Brasileiro e Latino foi encerrado na noite de ontem com a cerimônia de premiação dos filmes escolhidos pelo júri oficial.

O longa-metragem "Vida de Menina", de Helena Solberg, venceu o Kikito de melhor filme e conquistou outros cinco troféus: roteiro (Helena Soarez e Helena Solberg), fotografia (Pedro Farkas), trilha (Wagner Tiso), direção de arte (Beto Mainieri) e júri popular.

Joel Zito Araújo foi eleito como o melhor diretor por seu trabalho em "Filhas do Vento". A produção levou também os troféus nas categorias ator (Milton Gonçalves), atriz (Léa Garcia e Ruth de Souza), ator coadjuvante (Rocco Pitanga), atriz coadjuvante (Thalma de Freitas e Taís Araújo) e o prêmio da crítica.

Na categoria curta-metragem de 16 mm, "Noite de Sol", de Marcela Arantes, conquistou os prêmios de melhor filme, melhor direção, melhor roteiro e melhor atriz (Gabriela Rosas). O filme, que explora o vazio na relacionamento entre um pai e uma filha, é inspirado no poema "Tabacaria", de Fernando Pessoa.

Além dos prêmios na categoria curta-metragem de 16 mm, a produção também levou o prêmio do Canal Brasil e será exibido em rede nacional para os assinantes da emissora de TV.

Os homenageados pelo festival deste ano foram o ator Lima Duarte, que dedicou o Troféu Oscarito ao ex-governador Leonel Brizola [1922-2004], e a cineasta Tizuka Yamasaki, que recebeu o Troféu Eduardo Abelin.

A 32ª edição do Festival de Gramado - Cinema Brasileiro e Latino começou no dia 16 de agosto.

Leia mais
  • Veja a lista dos filmes premiados no 32º Festival de Gramado

    Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o Festival de Gramado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página