Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2004 - 19h37

"O Outro Lado da Rua" concorre no Festival de San Sebastián

Publicidade

da France Presse, em Madri

"O Outro Lado da Rua", obra de estréia do diretor Marcos Bernstein e protagonizada por Fernanda Montenegro e Raul Cortez, representará o Brasil na seção Horizontes Latinos do 52º Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, que acontece de 17 a 25 de setembro.

A filme brasileiro vai disputar o Prêmio Horizontes, que vale 18 mil euros, com outras nove produções latino-americanas, das quais seis são argentinas, uma boliviana, uma equatoriana-mexicana e outra chilena

O longa-metragem, que já recebeu o prêmio C.I.C.A.E. no Festival de Berlim e de melhor atriz em Tribecca, é um drama existencialista que conta a história de uma idosa, moradora de Copacabana, que fica entediada com a falta de programas emocionantes e resolve se tornar uma informante da polícia.

Observando os vizinhos do prédio da frente, a protagonista de "O Outro Lado da Rua" testemunha um possível assassinato, que resolver investigar, mas acaba se apaixonando pelo suspeito.

O Brasil também concorre este ano em San Sebastián com duas produções ao prêmio Cinema em Construção: "Cinema, Aspirinas e Urubus", de Marcelo Gomes, e "O Veneno da Madrugada", de Ruy Guerra.

Apesar do Horizontes Latinos ter ido no ano passado para o argentino "Cautiva", de Gastón Birabén, é grande o favoritismo da obra de Bernstein, que foi um dos roteiristas de "Central do Brasil", dirigido por Walter Salles e também protagonizado por Fernanda Montenegro, que recebeu no mesmo evento os prêmios do Público e da Juventude em 1998.

Entre os filmes na disputa está "La Vida por Perón", do argentino Sergio Bellotti, que estréia mundialmente em San Sebastián, informou a organização do festival.

A obra conta a história de um jovem militante da esquerda peronista cujo pai morre no mesmo dia que Perón e que decide trocar seu corpo pelo do presidente.

As outras produções argentinas na disputa são "Pueblo Chico", de Fernan Rudnik, "Parapalos", de Ana Poliak, "No Sos Vos, Soy Yo", de Juan Taratuto, "Buenos Aires 100 Km", de Pablo José Meza, e "Otra Vuelta", de Santiago Palavecino.

Também concorrem ao prêmio Horizontes Latinos o boliviano "El Atraco", de Paolo Agazzi, "Crónicas", de Sebastián Cordero, uma co-produção Equador-México-Espanha e o chileno "Mala Leche", de León Errázuriz.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o Festival de San Sebastián
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página