Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/08/2004 - 07h15

Rap e "politicamente correto" dominam VMA da MTV americana

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Não foi "política". Foi "politicamente correta", a cerimônia de premiação do Video Music Awards, da MTV norte-americana, anteontem à noite.

Já um tradicional encontro de "melhores do ano" da emissora, o VMA deste 2004 foi dominado por 1) campanha para o comparecimento dos jovens às urnas nas eleições de novembro e 2) pela dupla de rap Outkast e por Jay-Z.

O voto nos EUA não é obrigatório, e até as filhas dos dois candidatos à Presidência do país, George W. Bush e John Kerry foram "convocadas" --Alexandra e Vanessa Kerry subiram ao palco e, por meio de um telão, fizeram parte da "campanha", ao lado de Jenna e Barbara Bush.

Na platéia, foram distribuídos cartazes "pró-voto", e imagens sobre as eleições eram transmitidas em telão. Uma chuva de balões vermelhos, azuis e brancos --as cores da bandeira norte-americana-- encerrou a cerimônia mais politicamente correta da história do VMA.

Pela primeira vez a premiação da MTV saiu de Nova York e Los Angeles --Miami foi escolhida, segundo a emissora, por ser talvez a cidade preferida dos rappers para passar férias e descansar.

E não deu outra: o rap dominou o VMA, com Outkast e Jay-Z levando quatro troféus cada um.

Ao Outkast, com o hit do ano, "Hey Ya!", coube prêmios mais "nobres": vídeo do ano, vídeo de hip hop, efeitos especiais e direção de arte. Jay-Z e sua "99 Problems" venceram em vídeo de rap, direção, edição e fotografia.

Outro gênero de música negra forte nos EUA, o r&b foi bem representado no VMA com Beyoncé e Usher. A primeira --namorada de Jay-Z-- venceu na categoria vídeo feminino, com "Naughty Girl"; o segundo --um dos artistas mais bem-sucedidos do ano, com o disco "Confessions" (mais de 5 milhões de cópias vendidas nos EUA), ganhou em vídeo masculino e vídeo dance com a música "Yeah!".

Jet, Linkin Park, Maroon 5, No Doubt, Franz Ferdinand, Yellowcard, Black Eyed Peas e Alicia Keys foram outros vencedores.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Video Music Awards
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página