Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/08/2004 - 20h00

Maria Rita e Alejandro Sanz lideram indicações ao Grammy Latino

Publicidade

da France Presse, em Los Angeles

A cantora brasileira Maria Rita está entre os grande favoritos da 5ª edição do Grammy Latino, que será realizada nesta quarta-feira, em Los Angeles.

Na lista dos candidatos com mais indicações estão ainda o pianista cubano Bebo Valdés e o cantor e compositor espanhol Alejandro Sanz.

O evento, que começa às 17h local (21h de Brasília), distribuirá 43 prêmios a cantores, bandas e produções fonográficas de maior destaque no período de 1º de abril de 2003 a 31 de março de 2004 entre os nomes da música latina de todas as idades, ritmos e países.

Com quatro indicações cada, a brasileira Maria Rita (filha de Elis Regina) e o cantor Alejandro Sanz lideram a lista dos nomes que serão mais citados na cerimônia organizada pela Academia Latina de Artes e Ciências da Gravação.

Outro forte concorrente na festa é o produtor brasileiro Tom Capone, que está concorrendo a cinco premiações, entre elas duas para "melhor disco" e uma para "álbum do ano".

A dupla formada pelo cubano Bebo Valdés e o espanhol Diego El Cigala compete em três categorias: "melhor gravação do ano", "melhor álbum do ano" e "melhor álbum tropical tradicional". O lendário pianista cubano é indicado ainda para o prêmio de "melhor álbum de jazz", com "We Could Make Such Beautiful Music Together", que gravou ao lado de Federico Britos.

Leila Cobo, editora de música latina da Billboard, não tem dúvidas: é Alejandro Sanz com seu álbum "No es lo Mismo" quem mais brilhará na cerimônia.

"Alejandro Sanz é o nome mais conhecido de todos e também tem um disco divino", disse.

Na categoria "gravação do ano", a música "No es lo Mismo" deve competir com "A Festa", de Maria Rita, além de "Más y más", do cantor e compositor porto-riquenho Robi Draco Rosa; "Dois Rios", da banda brasileira Skank; "Lágrimas Negras", de Bebo Valdés e Diego El Cigala; e "Andar Conmigo", da mexicana Julieta Venegas.

A festa do Grammy será animada pela mexicana Paulina Rubio --que disputa o prêmio de "melhor artista pop feminina"-- o colombiano Carlos Vives, a dupla de hip hop formada por um americano e um mexicano Akwid, indicada para "melhor revelação" e "melhor álbum de música urbana" por "Projecto Akwid", e Café Tacuba, que concorre em três categorias: "melhor álbum do ano" (Cuatro Caminos), "melhor álbum de música alternativa" (Cuatro Caminos) e "melhor videoclipe" (Eres).

O momento mais esperado da festa, sem dúvida, será o show do guitarrista Carlos Santana, que nesta segunda-feira foi premiado por sua trajetória e tocará junto com a banda "Los Lonely Boys".

Para os críticos, o reconhecimento a Carlos Santana, que recebeu seu prêmio de "personalidade do ano", foi uma das decisões mais bem acertadas da Laras.

"É uma decisão super inteligente, está trazendo para a festa alguém que é latino e conhecido em todo o mundo", disse Cobo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Grammy Latino
  • Leia o que já foi publicado sobre Maria Rita
  • Leia o que já foi publicado sobre Alejandro Sanz
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página