Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/09/2004 - 17h01

Exposição na Oca viaja na história da moda do século 20

Publicidade

GUILHERME GORGULHO
da Folha Online

O prédio da Oca, no parque Ibirapuera, recebe a partir do dia 15 de setembro a maior exposição já feita no país sobre a história da moda, documentada com 150 criações de estilistas que marcaram o século 20 e fotografias, filmes e vídeos representando a evolução no vestuário nos últimos cem anos.

"Fashion Passion - 100 anos de moda na Oca", promovida pela BrasilConnects, reúne peças de nomes como Coco Chanel, Yves Saint Laurent, Yohji Yamamoto, Paul Poiret, John Galliano, Cristian Dior, Vivienne Wetwood e Jean Paul Gaultier dispostas cronologicamente em dez pavilhões espalhados pelos 10 mil m2 do prédio criado por Oscar Niemeyer.

Concebida especialmente para o público brasileiro, "Fashion Passion" é um projeto que nasceu há dois anos e teve um custo de R$ 6 milhões. As peças expostas vêm de várias partes do mundo, de países como Japão, Canadá, Estados Unidos, Itália, França e Espanha.

"Nunca uma exposição reuniu estilistas como estes, que estão sempre em disputa com seus produtos. Agrupá-los na mostra foi uma aventura enorme. São peças excepcionais criadas através do século; peças que muitas vezes nunca saíram dos arquivos e das casas de alta costura", disse Jean-Louis Froment, curador-geral da exposição, em entrevista coletiva realizada hoje.

Froment --que é fundador do CAPC/Musée d'Art Contemporain de Bordeaux-- destacou a singularidade da mostra e confessou que inicialmente não quis aceitar o desafio, dadas as dificuldades da empreitada. "Isso não poderia acontecer em outro local, pois está ligada com a percepção local. Isso tem relação com a paixão pela moda que se tem aqui no Brasil", explicou.

Apesar da predominância da alta costura européia na exposição, o Brasil aparece em "Fashion Passion" com interpretações artísticas de padrões da moda por meio de pinturas, esculturas, trajes típicos e instalações. O público poderá ver as respostas brasileiras na passagem entre cada um dos módulos da mostra, explicitando a relação da moda com a cultura, como nos mantos de Arthur Bispo do Rosário presentes no pavilhão "Viajantes do Extremo", que abre a exposição.

"Nós não temos esse peso e nem esse tempo de moda para nos colocarmos diante da moda européia. Entramos com a cultura e o imaginário brasileiro como uma resposta aos estilistas europeus", afirmou Glória Kalil, curadora, ao lado de Regina Guerreiro, da parte brasileira.

Os trabalhos de estilistas brasileiros aparecem como um capítulo a parte de "Fashion Passion", ocupando um espaço no segundo andar da Oca. Reinaldo Lourenço, Alexandre Herchcovith, Karlla Girotto e Caio da Rocha são alguns dos criadores responsáveis por exaltar a brasilidade na alta costura contemporânea do país, com destaques para a moda-praia e o streetwear.

"Não escolhemos os melhores ou maiores da moda brasileira. Tentamos desenhar um conceito de brasilidade nas roupas e é isso que guiou o meu trabalho e da Glória", disse Regina.

O desenvolvimento conceitual da exposição foi feito por uma equipe de franceses. Além de Froment, Florence Müller e Pamela Golbin também ficaram responsáveis pela curadoria. A concepção cenográfica foi assinada por Daniela Thomas e Felipe Tassara, que privilegiaram as formas orgânicas e as cores para destacar os conteúdos.

Em cada um dos módulos de "Fashion Passion" o espectador poderá conferir roupas de dois ou três estilistas que marcaram movimentos do século passado, além de cerca de uma centena de fotos, mais da metade inédita, que situam cronologicamente as peças.

"Pela primeira vez veremos uma série de fotografias que nunca foram vistas pelo grande público", afirmou Florence, destacando a importância das imagens das criações de Paul Poirot, que revolucionou a moda com sua percepção no início do século passado. "O trabalho de Poirot vem acompanhado de obras de fotógrafos que iniciaram a fotografia de moda", declarou Florence.

A exposição não deve viajar para outras cidades, segundo Emílio Kalil, presidente da BrasilConnects, já que "todos os empréstimos tem hora e data marcada para retornar" a seus destinos de origem.

"Fashion Passion - 100 anos de moda na Oca"
Onde:
parque Ibirapuera - Pavilhão da Oca (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, SP)
Quando: de 15 de setembro a 5 de dezembro (terça a sexta-feira, das 9h às 20h, sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h)
Quanto: R$ 10 (gratuito para crianças até seis anos, maiores de 65 anos, aposentados e portadores de deficiência física)
Informações: 0/xx/11/5549-0449

Especial
  • Veja galeria de imagens da exposição "Fashion Passion"
  • Leia o que já foi publicado sobre a BrasilConnects
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página