Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2000 - 18h45

Maratona de cinema no Rio de Janeiro começa nesta quinta

Publicidade

da France Presse
no Rio de Janeiro

Os cariocas vão desfrutar, a partir desta quinta (05) até 18 de outubro, do Festival do Rio BR 2000, que exibirá, em 31 salas, mais de 400 filmes e vídeos de todo o mundo entre inéditos, êxitos de bilheteria, curtas e algumas raridades.

A abertura da mostra será no cinema Odeon, especialmente restaurado para o festival, com o filme "The house of Mirth", do inglês Terence Davies, que estará presente no festival.

O festival inclui a seção "Première Brasil", uma espécie de Sundance local, na qual estréiam produções nacionais inéditas como "O Rap do Pequeno Príncipe", documentário dirigido por Paulo Caldas e Marcelo Luna e que foi apresentado na última Mostra de Veneza.

O público terá também oportunidade de votar nos melhores. O melhor filme vai receber R$ 200 mil e o melhor documentário R$ 100 mil.

Novidade deste ano, a seção "Première America" apresenta seis sucessos de bilheteria de Hollywood não lançados no Brasil, como "Space Cowboys", último trabalho de Clint Eastwood.

O festival também terá as seções "Mundo Gay", "Midnight Movies", para produções extravagantes, e a competição para vídeos e curtas com propostas novas graças à tecnologia digital.

A mostra contará com a participação de "Dancer in the Dark", do dinamarquês Lars von Trier, que ganhou a última Palma de Ouro do Festival de Cannes.

Festival do Rio BR 2000 também prestará homenagem ao irreverente diretor americano John Waters com uma retrospectiva de sua obra, na qual está incluída seu último filme, "Cecil B. Demented", com Melanie Griffith.

Outro diretor a ser homenageado com a exibição de 9 filmes será o inglês Ken Loach, um cineasta especializado no cinema político e de denúncia.

Leia mais notícias de Ilustrada na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página