Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2004 - 00h38

"Família Soprano" e "Angels in America" brilham na noite do Emmy

Publicidade

SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

A máfia derrotou a Casa Branca na noite de entrega do Emmy, o Oscar da TV americana. "Família Soprano" levou o prêmio de melhor drama e desbancou "The West Wing", que perdeu pela primeira vez após quatro anos de supremacia.

Mas a série politicamente correta sobre a vida na Casa Branca não saiu de mãos abanando. Allison Janney levou seu terceiro Emmy de melhor atriz no gênero drama pelo papel da secretária de imprensa C.J. Gregg em "The West Wing", exibida no Brasil pela Warner.

Já a família do mafioso "Tony" Soprano voltou a dar as cartas na TV conquistando, além do Emmy de melhor série, os prêmios de melhor ator coadjuvante para Michael Imperioli, que interpreta Christopher Moltisanti, e melhor atriz coadjuvante para Drea de Matteo, cuja personagem morreu recentemente na trama.

"Família Soprano" também abocanhou o prêmio de melhor roteiro de seriado de drama, recebido por Terence Winter pelo episódio "Long Term Parking".

Mas o três vezes vencedor James Gandolfini, astro da "Família Soprano", não conseguiu derrotar James Spader, que levou o Emmy de melhor ator de drama por seu trabalho em "The Practice", série exibida no Brasil pela Fox como "O Desafio".

A melhor comédia ficou com a série "Arrested Development", da Fox, que só começou a ser exibida no Brasil em janeiro pela Fox. É a história de um viúvo que assume os negócios da família após o pai ser preso por fraude contábil.

A série levou ainda os prêmios de melhor direção e roteiro nesse gênero. Apesar da baixa audiência em sua primeira temporada nos EUA, "Arrested Development" é uma das mais incensadas atualmente pela crítica.

Mas "Sex and the City" não fez feio na sua temporada final. Sarah Jessica Parker ganhou o prêmio de melhor atriz de comédia por sua atuação na série na pele da jornalista Carrie Bradshaw. Cynthia Nixon, que faz a personagem Miranda, recebeu o prêmio de melhor atriz coadjuvante de comédia.

"Frasier" também se despediu com categoria. O ator Kelsey Grammer, astro da série da NBC, foi agraciado como o melhor ator de comédia. Pela 11ª e última temporada de "Frasier", Grammer ganhou US$ 1,6 milhão por episódio, o que faz dele um dos atores mais bem pagos da TV americana.

David Hyde Pierce, que faz o irmão de Frasier, Niles, levou o melhor prêmio de ator coadjuvante de seriado de comédia.

"Angels in America"

Um dos destaques do Emmy deste ano foi "Angels in America", adaptação da HBO para a peça de Tony Kushner, que aborda vítimas da Aids nos anos 80, que conseguiu vários prêmios, como os de melhor minissérie, roteiro e direção.

O ator Al Pacino levou o Emmy de melhor ator de minissérie ou filme para TV por seu trabalho em "Angels in America". Meryl Streep, que também participa desse projeto, foi escolhida como a melhor atriz.

O ator Jeffrey Wright, que também atua nessa minissérie, recebeu o Emmy de melhor ator coadjuvante. A atriz Mary-Louise Parker foi agraciada na categoria feminina desse prêmio, também por um papel nessa minissérie de seis horas.

O Emmy de melhor programa de reality show/competição foi para "The Amazing Race", da CBS, exibido no Brasil pelo canal AXN. O programa mostra duplas viajando ao redor do mundo em 30 dias, em busca de um prêmio de US$ 1 milhão.

O vencedor de melhor roteiro de um programa de variedades, musical ou comédia foi "The Daily Show With Jon Stewart", que também abocanhou o prêmio de melhor programa nessa categoria.

Foi agraciado como o melhor filme feito para TV "Something the Lord Made", da HBO. Já a 76ª edição da entrega do Oscar, transmitida pela ABC, foi premiada como o melhor programa especial de variedades, música ou comédia.

A veterana atriz Elaine Stritch, 79, ganhou o prêmio de melhor performance individual em um show de variedades ou programa musical por seu "Elaine Stritch at Liberty".

A melhor direção de drama ficou com o faroeste "Deadwood", da HBO, cujo início de exibição no Brasil é esperado para o final do ano. A série já ganhou um prêmio da TCA Awards (Associação de Críticos de Televisão.

Leia mais
  • Confira os principais vencedores do Emmy

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Emmy
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página