Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2004 - 20h21

Museu em Atenas expõe objetos que podem ser tocados

Publicidade

da France Presse, em Atenas

Um pequeno museu de Atenas oferece às pessoas cegas uma chance rara de, literalmente, ter contato com grandes obras de arte, as quais costumam ser protegidas do público nos museus por vidros e sensores de alta tecnologia.

"Obrigado por nos ajudar a descobrir tanta coisa", escreveu um anônimo visitante francês no livro de visitas do Tactual Museum, em Kallithea.

"Se você quiser ver a Venus de Milo, você tem de ir ao Louvre, em Paris. Mas se você quiser tocar na obra, é melhor vir aqui", disse Dimitra Asideri, a diretora do museu.

Aberto em 1984, o museu oferece cópias em baixo-relevo de mais de 80 obras-primas produzidas na Grécia antiga, incluindo estátuas famosas como a Venus de Milo e a Estátua de Zeus.

Modelos de barro da Acrópolis de Atenas, incluindo o Parthenon, também estão à mostra. Uma das obras de maior sucesso é a Hermes de Praxiteles.

"É a cópia mais cara que temos. Custou cerca de US$ 9.100", disse Asideri.

Todas as cópias são produzidas por uma oficina autorizada pelo Ministério da Cultura. O museu confia seu trabalho a voluntários.

As obras são descritas por uma versão grega do Braille. Desde que os Jogos Paraolímpicos tiveram início na última sexta-feira, visitantes de outras nacionalidades vêm recebendo fones de ouvido para escutarem a descrição das obras em inglês.

"Ao contrário de outras instituições, nós pedimos que os visitantes toquem nas obras. Pelo que sabemos, há apenas quatro ou cinco museus como o nosso pelo mundo", disse Asideris.

"É muito bom estar num museu em que não gritam contigo quando nos aproximamos das obras", diz a mensagem deixada por Nigel Howard, outro visitante.

"Todos os museus no mundo deveriam ter uma sala com réplicas para deficientes visuais", disse Asideri.

"Lembro de uma vez em que estava no British Museum, em Londres, e simplesmente me neguei a sair até que me deixassem tocar nas esculturas gregas produzidas em mármore", disse.

O Tactual Museum está localizado nos antigos escritórios da "Lighthouse for the Blind", um grupo patrocinado pelos EUA, fundado em 1946, para oferecer empregos e serviços a deficientes visuais na Grécia devastada pelo pós-guerra.

Seriamente afetado por um terremoto em 1999, o museu reabriu em março, seis meses antes da Paraolimpíadas.

Uma sala separada foi aberta especialmente para os Jogos. Ela mostra mapas e fotos para cegos dos mascotes dos jogos e dos locais de competição. O museu tem dois andares e, naturalmente, oferece acesso para pessoas em cadeiras de rodas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre museus
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página