Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2004 - 15h09

Alemã que atacou obras da coleção Flick surpreendeu vigias

Publicidade

da France Presse, em Berlim

A mulher que destruiu ontem duas obras do escultor americano Gordon Matta-Clark, pertencentes à polêmica coleção Flick, exibida no Museu de Arte Contemporânea de Berlim, surpreendeu os vigias da mostra por sua agressividade, disseram hoje os organizadores da exposição.

A mulher de 35 anos, que tem antecedentes de vandalismo e agressões físicas, foi detida pela polícia e depois liberada, mas seu nome não foi divulgado.

O presidente da Fundação do Patrimônio Central Prussiano, Klaus-Dieter Lehmann, encarregado do museu, disse que a mulher surpreendeu os vigias.

Lehmann ordenou hoje uma revisão do sistema de segurança do Museu de Arte Contemporânea Hamburger Bahnhof, onde a mostra da coleção ficará em exposição nos próximos sete anos.

A mostra foi inaugurada na terça-feira (21) pelo primeiro-ministro alemão, Gerhard Schröder, em meio a polêmicas e críticas da comunidade judaica da Alemanha sobre a origem da fortuna da família de industriais Flick, envolvida na produção de armamentos durante o regime nazista de Adolf Hitler (1933-1945).

O presidente da fundação rejeitou as críticas, segundo as quais haveria pouca vigilância na exposição.

O ataque aconteceu quase no horário de fechamento do primeiro dia de visitação pública da exposição. A mulher se lançou sobre uma das esculturas, intitulada "Officed Baroque" (1977), de Matta-Clark, e a despedaçou a chutes, enquanto gritava "Flick, agora te perdôo!", após o que atacou outra obra, "Graffiti Truck" (1973), do mesmo artista.

Lehmann excluiu a possibilidade de o ataque ter tido motivações políticas.

A polícia fez uma investigação contra a mulher por vandalismo, mas depois de colocá-la em liberdade, negou-se a comentar se ela é uma pessoa com problemas mentais.

Leia mais
  • Alemã ataca obras de coleção de herdeiro de magnata nazista
  • Alemanha inaugura polêmica mostra de arte de família amiga de Hitler

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Hitler
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página