Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/12/2008 - 20h33

Instituto Votorantim divulga novos projetos selecionados

Publicidade

DAYANNE MIKEVIS
da Folha Online

O Instituto Votorantim divulgou a lista dos novos projetos selecionados para obter financiamento da instituição antecipadamente para a Folha Online nesta quinta-feira. Ao todo, o edital destina R$ 4 milhões para os projetos. Os resultados oficiais devem ser publicados no site da organização amanhã.

Ao todo são 16 novos projetos. O principal critério, segundo Laércio Neves Benedetti, gerente de desenvolvimento sociocultural da instituição, é o acesso à cultura, e não iniciativas de produção cultural.

Banco de Imagens Instituto Votorantim
Maestro João Carlos Martins tem projetos aprovados pelo Instituto há alguns anos e trabalha principalmente na periferia de São Paulo
Maestro João Carlos Martins tem projetos aprovados pelo Instituto há alguns anos e trabalha principalmente na periferia de São Paulo

Um outro critério levado em conta é o da regionalização. "Há muita cultura neste eixo Sudeste", afirmou Benedetti, que ressaltou que a base de um projeto de democratização está em se estender por diferentes regiões do Brasil.

Também, dentro dos grandes centros urbanos, o objetivo é chegar na periferia e atingir um público jovem, que vai de 15 anos a 29 anos. Dentro dessa esfera, alguns exemplos de projetos que cuja parceria foi renovada envolvem o do maestro João Carlos Martins nos CEUs da cidade de São Paulo, que além de formar jovens em música promove concertos, até ao de grupos como o Pombas Urbanas.

O pequeno grupo promove oficinas e espetáculos de teatro no bairro periférico paulistano de Cidade Tiradentes.

Know-how

No relatório que acompanha os dados, há um perfil sobre as inscrições. A maioria dos projetos apresentados, 61%, vem da região Sudeste. Nordeste e Sul aparecem em segundo e terceiro lugar, mas de maneira muito próxima, com 14% e 13% das solicitações submetidas ao instituto.

Ricardo Teles/Divulgação
Projeto Pombas Urbanas trabalha em Cidade Tiradentes, em São Paulo, com oficinas e apresentações de teatro e lida com jovens
Projeto Pombas Urbanas trabalha em Cidade Tiradentes, em São Paulo, com oficinas e apresentações de teatro e lida com jovens

Para Benedetti, o know-how adquirido com a lei Rouanet e outros instrumentos de captação criam esta disparidade nos números. "As pessoas tem a experiência da lei Rouanet, e elas captam recursos nesta região, já sabem como funciona um projeto, percebemos esta diferença quantitativamente e qualitativamente, por isso elaboramos uma cartilha que deixamos na internet para que mais gente, de outras regiões, também apresente propostas", afirmou o gerente.

Além disso, a maioria dos projetos, apresentados provinham das áreas de artes cênicas (26%) e música (23%).

Veja abaixo a lista de projetos novos aprovados para 2009:

1. Ação Educativa do Instituto Cultural Inhotim - Instituto Cultural Inhotim (MG)

2. Centro de Movimento Deborah Colker (RJ)

3. Concertos Didáticos - Quarteto Radamés Gnattali (AC, PI, MT)

4. Conexão Felipe Camarão (RN)

5. Ensaiando um País Melhor (SP)

6. Entrando na Dança - Associação Cultura Panorama (RJ)

7. Expedições Patrimoniais (BA)

8. 10º Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga (CE)

9. 5º Festival de Jovens Realizadores do Audiovisual da América do Sul (ES)

10. Filarmônica Nossa Senhora da Conceição (SE)

11. Formação de Palhaço para Jovens - Doutores da Alegria (SP)

12. Fotolibras - Eduardo Queiroga (PE)

13. Oficinas Itinerantes Vídeo Tela Brasil - Buriti Filmes (SP, RJ)

14. Planeta Música (SC)

15. Teatro Laboratório para Imaginação Social - Ói Nóis Aqui Talveiz (RS)

16. Viva Villa (RJ)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página