Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2004 - 11h10

Príncipe Felipe de Bourbon encerra Fórum das Culturas de Barcelona

Publicidade

da France Presse, em Barcelona (Espanha)

O príncipe herdeiro da Espanha, Felipe de Bourbon, dirigiu-se ontem em catalão ao grande público que participou do encerramento do Fórum Universal das Culturas Barcelona 2004, diante do olhar perplexo de sua esposa Letizia Ortiz.

"Há um triplo legado do fórum", disse o príncipe Felipe em catalão para surpresa de todos, inclusive da sua mulher, que não escondeu seu olhar de admiração.

"No final ofereceu um legado urbanístico como o fazem os Jogos Olímpicos e as duas exposições Universales", destacou o príncipe.

O herdeiro da coroa da Espanha voltou ao castelhano para dar boas-vindas aos amigos mexicanos que participam do fórum e que organizarão a segunda edição em 2007 em Monterrey.

"A cidade mexicana de Monterrey recolhe o testemunho e é garantia de continuidade", disse o príncipe Felipe. "A princesa e eu, que acabamos de visitar Monterrey, estamos profundamente felizes com esta decisão."

Monterrey e o Estado mexicano de Nuevo León, representado pelo governador José Natividad González, serão encarregados em 2007 de dar continuidade ao fórum, cuja primeira edição recebeu reações diversas, com críticas negativas, tímidos elogios dos organizadores e a indiferença da maior parte da população.

Principais protagonistas da cerimônia de encerramento, as autoridades mexicanas foram generosas em elogios ao evento e se comprometeram a honrar os princípios do fórum que "preencheu um vazio" da agenda internacional.

José Natividad González considerou que, além disso, conseguiu colocar a Catalunha e a Espanha em destaque no panorama mundial, assim como seu enriquecimento urbano.

González acrescentou que o fórum representou "antes de tudo, uma reflexão coletiva e uma proposta afastada dos interesses hegemônicos para construir um mundo melhor".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o príncipe Felipe de Bourbon
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página