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30/09/2004
-
20h48
da France Presse, em Nova York
A lendária revista americana "Life", que por meio do fotojornalismo e de grandes escritores retratou sua época como nenhuma outra, volta segunda-feira às bancas para tentar reconquistar o mercado.
Na capa já não está Marilyn Monroe, e sim, Sarah Jessica Parker, heroína da série televisiva "Sex and the City", sob o título: "Está de volta (e nós também)".
"[A nova 'Life'] está mais próxima que nunca da 'Life' original lançada por Henry Luce em 1936, que se baseava na fotografia e nas grandes coberturas jornalísticas para contar histórias extraordinárias", disse Andrew Blau, presidente da publicação, propriedade da Time Warner.
A revista, que havia saído de circulação em 2000, reaparece como semanário e será vendida às sextas-feiras, junto de mais de 70 jornais, do Los Angeles Times ao Miami Herald, do New York Daily News ao Denver Post, passando pelo Chicago Tribune.
A primeira tiragem será de 12 milhões de exemplares, com o formato de antes e a mesmo logomarca vermelha e branco.
"Nunca antes um semanário teve uma difusão tão ampla", afirmou Blau.
Após anos de estudo para relançá-la, a idéia de suplemento apareceu como a única viável já que teria de imediato um enorme público leitor e os conseguintes anunciantes.
"Em seus dois terços, voltará a ser a velha 'Life', com grandes fotos, temas da sociedade, fotojornalismo. O outro terço oferecerá informação [para o fim de semana]", disse Blau.
Além do artigo sobre Sarah Jessica Parker, popular e positiva, a "Life" recrutou o autor e prêmio Pulitzer Franck McCourt, que entrevistou imigrantes no aeroporto Kennedy de Nova York, para relatar o atual sonho americano.
Também há uma nota de uma surfista que teve o braço arrancado por um tubarão; e tudo isto junto de receitas de cozinha, conselhos para reduzir a conta de telefone ou impedir que o cachorro ladre.
"O desafio será conquistar os jovens, mas também não decepcionar os que sempre acompanharam a 'Life'", disse Blau.
A "Life" segue sendo uma referência para muitos, e atualmente é tema de uma retrospectiva no Centro Internacional de Fotografia de Nova York.
Informativa e divertida, superficial e séria, seu nome atraiu durante décadas os maiores fotógrafos, cujas fotos marcaram sua época: o desembarque na Normandia visto de perto por Robert Capa, Marilyn Monroe imortalizada por Milton Greene, as favelas do Rio por Gordon Parks, as temporadas de caça com Ernest Hemingway e Gary Cooper juntos, os Beatles na piscina tentando não molhar seu famoso corte de cabelo tipo cuia, o assassinato de John Kennedy, a vida dos viciados em drogas nos anos 60 ou de imigrantes nos anos 30.
Também esteve presente Margaret Bourke-White, com suas fotos da liberação dos campos de concentração nazistas. Ou Larry Burrows e a guerra de Vietnã. Em 1943, a Life publicou a primeira foto de soldados americanos mortos na Segunda Guerra Mundial.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre a revista "Life"
Revista "Life" retorna segunda-feira às bancas
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A lendária revista americana "Life", que por meio do fotojornalismo e de grandes escritores retratou sua época como nenhuma outra, volta segunda-feira às bancas para tentar reconquistar o mercado.
Na capa já não está Marilyn Monroe, e sim, Sarah Jessica Parker, heroína da série televisiva "Sex and the City", sob o título: "Está de volta (e nós também)".
"[A nova 'Life'] está mais próxima que nunca da 'Life' original lançada por Henry Luce em 1936, que se baseava na fotografia e nas grandes coberturas jornalísticas para contar histórias extraordinárias", disse Andrew Blau, presidente da publicação, propriedade da Time Warner.
A revista, que havia saído de circulação em 2000, reaparece como semanário e será vendida às sextas-feiras, junto de mais de 70 jornais, do Los Angeles Times ao Miami Herald, do New York Daily News ao Denver Post, passando pelo Chicago Tribune.
A primeira tiragem será de 12 milhões de exemplares, com o formato de antes e a mesmo logomarca vermelha e branco.
"Nunca antes um semanário teve uma difusão tão ampla", afirmou Blau.
Após anos de estudo para relançá-la, a idéia de suplemento apareceu como a única viável já que teria de imediato um enorme público leitor e os conseguintes anunciantes.
"Em seus dois terços, voltará a ser a velha 'Life', com grandes fotos, temas da sociedade, fotojornalismo. O outro terço oferecerá informação [para o fim de semana]", disse Blau.
Além do artigo sobre Sarah Jessica Parker, popular e positiva, a "Life" recrutou o autor e prêmio Pulitzer Franck McCourt, que entrevistou imigrantes no aeroporto Kennedy de Nova York, para relatar o atual sonho americano.
Também há uma nota de uma surfista que teve o braço arrancado por um tubarão; e tudo isto junto de receitas de cozinha, conselhos para reduzir a conta de telefone ou impedir que o cachorro ladre.
"O desafio será conquistar os jovens, mas também não decepcionar os que sempre acompanharam a 'Life'", disse Blau.
A "Life" segue sendo uma referência para muitos, e atualmente é tema de uma retrospectiva no Centro Internacional de Fotografia de Nova York.
Informativa e divertida, superficial e séria, seu nome atraiu durante décadas os maiores fotógrafos, cujas fotos marcaram sua época: o desembarque na Normandia visto de perto por Robert Capa, Marilyn Monroe imortalizada por Milton Greene, as favelas do Rio por Gordon Parks, as temporadas de caça com Ernest Hemingway e Gary Cooper juntos, os Beatles na piscina tentando não molhar seu famoso corte de cabelo tipo cuia, o assassinato de John Kennedy, a vida dos viciados em drogas nos anos 60 ou de imigrantes nos anos 30.
Também esteve presente Margaret Bourke-White, com suas fotos da liberação dos campos de concentração nazistas. Ou Larry Burrows e a guerra de Vietnã. Em 1943, a Life publicou a primeira foto de soldados americanos mortos na Segunda Guerra Mundial.
Especial
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