Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/10/2004 - 09h46

Instalação de arte em Viena dá ordens a visitantes e provoca risos

Publicidade

da Folha Online

"Vá para casa e faça amor!" "'Esvazie sua bolsa e comece uma nova vida". Frases assim, acompanhadas de luzes vermelhas se espalharam por Viena, capital da Áustria nesta sexta-feira. As luzes, colocadas na praça Karlsplatz provocam as pessoas a caminhar por uma passarela e comer desde pedaços de abacaxi até ter ataques de riso. Tudo em nome da arte.

O movimento e as luzes, que fizeram o número de pedestres na praça dobrar, são parte de uma instalação da galeria de arte Kunsthalle Wien, que convidou cem artistas contemporâneos, de todo o mundo, para criar algumas instruções rápidas --a serem experimentadas pelos visitantes. As regras são escritas em placas e afixadas em postes.

Karlsplatz é apenas um passagem rápida para o metrô. Isso, segundo os organizadores, fez da praça um lugar perfeito para uma instalação de arte diferente, com "instruções para agir".

As ordens, para os visitantes, são variadas. "Não obedeça a nenhuma instrução", diz uma das regras, que estava afixada em um poste.

A turista alemã Christine Biesgen, 34, estava procurando um lugar para se sentar quando viu uma placa dizendo aos leitores para apontarem com os dois braços, para a direção norte. "Eu não segui a instrução porque estava muito ocupada. Mas a exibição é muito cativante, porque diz coisas que você pode fazer ou não".

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado instalações de arte
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página