Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/10/2004 - 13h44

Espanha escolhe filme de Amenábar para disputar vaga no Oscar

Publicidade

da Folha Online

O filme "Mar Adentro", do cineasta de origem chilena Alejandro Amenábar, foi escolhido hoje pela Academia de Cinema espanhol como representante da Espanha ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

A produção de Amenábar, diretor de "Os Outros", narra a história de Ramón Sampedro (Javier Bardem), um tetraplégico da Galícia cuja história comoveu e provocou polêmica na opinião pública espanhola nos anos 90. Sampedro lutou durante quase 30 anos pelo direito à eutanásia e ao que ele chamava de uma "morte digna".

O longa-metragem conquistou o Leão de Prata (Grande Prêmio do Júri), na 61ª edição da Mostra Internacional de Cinema de Veneza, ocorrida no mês passado.

"Mar Adentro" estava entre os três filmes espanhóis pré-selecionados: "A Má Educação", de Pedro Almodóvar, e "Tiovivo c.1950", de José Luis Garci.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciará em 25 de janeiro se o filme espanhol poderá concorrer a uma estatueta na 77ª edição do Oscar, que será celebrada em Los Angeles, em 27 de fevereiro.

Com France Presse

Leia mais
  • Itália indica drama de Gianni Amelio para disputar vaga no Oscar
  • Filme sobre golpe de Estado representará Chile no Oscar

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Oscar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página