Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2004 - 18h11

Mulheres são favoritas ao Nobel de Literatura deste ano

Publicidade

da France Presse, em Estocolmo

A argelina Assia Djébar, a norte-americana Joyce Carol Oates e a dinamarquesa Inger Christensen estão entre as favoritas ao prêmio Nobel de Literatura, que será anunciado na próxima quinta-feira.

Historicamente marginalizadas pela Academia Sueca, que concede o Prêmio Nobel de Literatura, as mulheres são as que estão em melhor posição para o prêmio deste ano, que será anunciado na próxima quinta-feira às 8h de Brasília.

Apesar do favoritismo feminino, os nomes de vários homens ainda são cotados pela Academia Sueca, entre eles o norte-americano Philip Roth, o albanês Ismael Kadaré o tcheco Milan Kundera.

Como nos anos anteriores, entre os favoritos estão alguns latino-americanos, como o mexicano Carlos Fuentes, o argentino Ernesto Sábato e o paraguaio Augusto Roa Bastos.

O escritor peruano Mario Vargas Llosa, que durante muito tempo foi mencionado como um dos possíveis ganhadores, provavelmente foi eliminado da lista, disse Svante Weyler, diretor da Norstedts, uma das principais editoras suecas. Na mesma situação estão o escritor holandês Cees Nooteboom e o belga Hugo Claus, acrescentou.

"Seus nomes foram mencionados durante muito tempo, mas eles nunca ganharam, de modo que é provável que a Academia não tenha conseguido chegar à unanimidade e tenha deixado seus nomes de lado", disse Weyler.

"Em Estocolmo aconteceram muitos debates, que se intensificaram neste ano, sobre o fato de que tão poucas mulheres tenham ganho o prêmio", disse Weyler.

A Academia Sueca premiou apenas nove mulheres desde que o prêmio Nobel foi concedido pela primeira vez, em 1901. A primeira ganhadora foi Selma Lagerloef em 1909 e a última foi a polonesa Wislawa Szymborska, premiada por sua obra poética em 1996. Em 1945 foi premiada a poetisa chilena Gabriela Mistral.

Entre os possíveis ganhadores estão também as poetizas Friederike Mayroecker, da Áustria, e Vizma Belsevica, da Letônia, o poeta russo Gennadij Ajgi, os romancistas Alvaro Pombo, da Espanha, Peter Esterhazy e Peter Nadas, ambos da Hungria, o somalês Nuruddin Farah, e uma favorita há vários anos: a escritora canadense Margaret Atwood.

O filósofo e escritor francês Jacques Derrida também é considerado um possível ganhador do prêmio. No ano passado o premiado foi o sul-africano J. M. Coetzee e em 2002, o húngaro Imre Kertesz.

Após a divulgação dos prêmios de Medicina na segunda-feira, de Física na terça-feira e de Química nesta quarta-feira, o Nobel de literatura será anunciado na próxima quinta-feira e o Nobel da Paz, na sexta-feira. O prêmio de Economia encerrará a temporada de premiações do Nobel na próxima segunda-feira.

Todos os prêmios serão entregues em 10 de dezembro.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o prêmio Nobel de Literatura
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página