Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/10/2004 - 17h34

Criadores de "South Park" lançam polêmico filme de animação nos EUA

Publicidade

da France Presse, em Los Angeles

Uma força especial encarregada de operações de elite contra o terrorismo no mundo, representada por marionetes de madeira, faz uma paródia da política internacional americana em um polêmico filme dos criadores de "South Park", que estreou ontem nos Estados Unidos.

Em meio a uma das mais disputadas eleições da história do país, os autores desse irreverente desenho lançaram "Team America: World Police", uma produção que não vai deixar nenhum boneco com cabeça nas telas dos cinemas.

Desde a guerra iniciada pelo presidente George W. Bush contra o terrorismo, passando pelo ativismo pacifista do ator Sean Penn e do polêmico cineasta Michael Moore, o filme ataca todos os protagonistas da política e a indústria do cinema americano.

Escrita, dirigida pelos mesmos realizadores de "South Park", Trey Parker e Matt Stone, o filme está na boca do povo nos Estados Unidos, horas antes de sua estréia, a apenas três semanas da realização das eleições presidenciais.

Em "Team America: World Police" os personagens principais são marionetes (com influência direta do seriado britânico de televisão "The Thunderbirds") que fazem parte de uma equipe de segurança encarregada de combater terroristas.

"Achamos que tudo é gracioso. Nada fora dos limites", disse Parker. Este é um filme animado como os dos videogames para crianças.

"Quem não tem senso de humor acha que a comédia faz um gênero com frases estúpidas, sem sentido. As pessoas não se dão conta de que pode haver algo muito mais profundo por trás daquilo", disse.

No filme de ficção, o líder coreano Kim Jong 2º tenta acabar com a Terra com suas armas de destruição em massa, mas antes disso convoca os atores pacifistas de Hollywood Sean Penn, Alec Baldwin, Tim Robbins, Susan Sarandon e George Clooney para uma reunião de cúpula da paz.

Enquanto os atores --conhecidos como ferrenhos opositores à guerra no Iraque-- discutem seus planos para a paz, a marionete de Kim Jong 2º dá início a seu plano para destruir o mundo.

Inicialmente o filme foi catalogado pela Motion Pictures Association of America (que determina a idade de censura do filme) como NC-17, ou seja, não permitido para menores de 17 anos, nem mesmo acompanhados dos pais.

Mas depois os realizadores editaram as cenas mais fortes e o filme conseguiu categoria R, permitido para jovens e crianças acompanhadas dos pais.

O filme, que critica principalmente Bush, gerou polêmica também porque insinua que os cidadãos preguiçosos e ignorantes não devem votar.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a animação "South Park"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página