Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2004 - 11h27

Novela "Esperança" faz sucesso em horário nobre em Israel

Publicidade

BIANCA KESTENBAUM BANAI
especial para a Folha Online, em Tel Aviv

A televisão e o público de Israel descobriram as novelas brasileiras. Exibida no horário nobre das 8h da noite no canal HOT 3 da TV a cabo, a novela "Esperança", traduzida em hebraico para "Terra Esperança", confirmou a nova era da televisão israelense iniciada ano passado com Terra Nostra, segundo Lior Getraide, diretora do canal.

Lior afirma, em entrevista à Folha Online, que "nunca se viu nada igual em Israel. A produção da novela, a fotografia, os artistas e a interpretação são fora de série, em nível muito alto", elogia, um dia após a exibição do casamento judaico entre os personagens de Ana Paula Arósio e Reynaldo Gianecchini.

"Procuramos algo especial, recebemos várias propostas inclusive a da Globo mas, temíamos pelo sucesso. Até então nenhuma novela brasileira tinha sido exibida em Israel. Pensávamos que o idioma poderia ser problema, já que as outras novelas exibidas aqui, são em espanhol. Mas escutamos muitas recomendações e um grupo de pessoas que costuma avaliar os programas assistiu a 'Terra Nostra' e fez muitos elogios", explica Lior.

De acordo com a diretora, a resposta do público, formado principalmente por israelenses, tem sido muito boa. "Muita gente diz que passou a ver o canal HOT 3 só por causa das novelas brasileiras. Alcançamos índices de audiência jamais obtidos neste horário dando uma alternativa aos telespectadores".

Lior acrescenta ainda que a decisão de exibir "Esperança" se deu após o
sucesso de "Terra Nostra", já que ambas são novelas de época com produção muito apurada, de muita qualidade, com alguns atores já conhecidos do público e ainda por mostrar uma família judaica que, segundo ela, é uma coisa "fora do comum".

A "nova paixão israelense", como ela define, não se restringe à "Terra
Nostra", "Esperança" e "Laços de Família". O canal de novelas VIVA também exibe, no horário nobre das 9h da noite, a novela "Mulheres Apaixonadas". No ano passado, o VIVA viu sua audiência crescer ao apresentar "O Clone", "Hilda Furacão" e a versão moderna de "Dona Flor" e seus dois maridos, duas séries que, devido a censura, foram transmitidas a uma e meia da madrugada.

As revistas especializadas em televisão também descobriram o universo
global. Os atores brasileiros têm sido pautas de muitas matérias.

Reynaldo Gianecchini, por exemplo, foi mostrado ao público mais pelo fato de namorar a apresentadora Marília Gabriela, muitos anos mais velha que ele, do que pelos seus recentes papéis em "Laços de Família" e "Esperança".

Giulia Gam, após seu desempenho em "Dona Flor" e antes do início de "Mulheres Apaixonadas", foi assunto de uma reportagem que, acompanhada da foto dela ao lado do filho na praia, conta sobre seu casamento e separação do jornalista Pedro Bial.

E a atriz Vera Fischer recebeu destaque na imprensa local ao desempenhar os papéis de Ivete em "O Clone", e Helena em "Laços de Família", exibidas na mesma época pelos canais HOT 3 e VIVA.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a novela "Esperança"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página