Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/10/2004 - 13h33

Gilberto Gil recebe prêmio da Academia Real de Música da Suécia

Publicidade

da Folha Online

O cantor, compositor e ministro da Cultura, Gilberto Gil, e o barítono alemão Dietrich Fischer-Dieskau foram anunciados hoje em Estocolmo como os vencedores do Polar Music Prize 2005, concedido pela Academia Real de Música da Suécia, por suas contribuições para a música.

A entrega do prêmio sueco acontecerá no dia 23 de maio de 2005 e contará com a presença do rei Carl Gustaf 16. Na ocasião, cada um dos homenageados receberá um prêmio de um milhão de coroas suecas (cerca de US$ 140 mil).

O prêmio foi criado em 1989 por Stig Anderson, que foi membro da Academia Real de Música da Suécia e produtor do conjunto pop sueco Abba.

A Academia justificou a escolha de Gilberto Gil, 62, por seu "incansável compromisso criativo em levar ao mundo o coração e a alma da rica música do Brasil" e o classificou como um "compositor único impulsionado por um imenso talento e curiosidade".

O alemão Fischer-Dieskau, 79, é reconhecido como um dos mais importantes cantores líricos do mundo. Intérprete de óperas, maestro, professor e autor de livros, ele foi indicado para receber o Polar Prize por seu "talento artístico único em todas as áreas do canto clássico e por suas incomparáveis realizações como pungente e inovador interprete de canções na língua alemã".

Considerado uma espécie de Nobel da música, o prêmio já homenageou artistas populares e eruditos como B.B. King, Bob Dylan, Paul McCartney, Isaac Stern, Bruce Springsteen, Burt Bacharach, Robert Moog, Karlheinz Stockhausen, Pierre Boulez e Quincy Jones.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Gilberto Gil
  • Leia o que já foi publicado sobre a Academia Real de Música da Suécia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página