Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/11/2004 - 17h14

Primeira biografia de Catherine Deneuve revela mistérios sobre a atriz

Publicidade

da France Presse, em Paris

Catherine Deneuve, a grande dama do cinema francês, continua sendo um enigma para o público. Parte das dúvidas que pairam sobre sua vida poderão ser respondidas com a primeira biografia consagrada à atriz, que chega às livrarias hoje.

Catherine Deneuve se negou a participar do lançamento desta biografia, afirmando que "não queria falar dela".

Alexandre Fache, autor de "Catherine Deneuve, une biographie" (editorial Presses de la Cité), disse que ao escrever este livro descobriu "que [Deneuve] é uma mulher muito diferente de sua imagem burguesa e fria que sempre deu prioridade à sua vida amorosa e familiar, antes da sua carreira".

Da vida privada da grande atriz sabe-se pouca coisa. É mãe de dois filhos, Christian Vadim e Chiara Mastroianni. Sempre protegeu a sua família das indiscrições da imprensa sensacionalista.

Deneuve é uma mulher de grandes paixões: decidiu viver com Roger Vadim quando tinha 17 anos, contra a vontade da família, e teve relações amorosas com o fotógrafo inglês David Bailey, o cineasta francês François Truffaut, o ator italiano Marcello Mastroianni e o jornalista Pierre Lescure.

Fache não faz revelações escandalosas e se limita a acompanhar a carreira da atriz alternando os detalhes sobre sua vida privada que ela revelou ao longo de anos.

"Eu não era um admirador de Catherine Deneuve e descobri uma mulher muito diferente da imagem que muitos têm dela. Dizem que é burguesa e fria, mas ela fez muitas coisas em sua vida contrárias ao estilo burguês. Saiu de casa aos 17 anos para viver com um homem que tinha o dobro de sua idade. Muitos têm uma imagem conservadora dela, quando na realidade adotou muitos compromissos progressistas, em favor do direito ao aborto e contra a pena de morte", disse o autor da biografia.

O autor traça, etapa por etapa, a trajetória de Deneuve, desde seu mágico encontro com Jacques Demy, que a transformou numa estrela com a participação no filme "Os Guarda-chuvas do Amor", 1964, até a traumática morte de sua irmã, a atriz Françoise Dorléac, em um acidente automobilístico em 1967.

Aos 61 anos, Catherine Deneuve nasceu no dia 22 de outubro de 1943. Ela fez sua primeira aparição no cinema em 1956 e pode ser vista atuando em filmes como "Roi e Reine", de Arnaud Desplechin, "Les Temps qui Changent", de André Téchiné e "Palais Royal", de Valérie Lemercier.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Catherine Deneuve
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página