Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/11/2004 - 09h56

Museu Van Gogh dedica exposição a promotor da Art Nouveau

Publicidade

da France Presse, em Amsterdã

O Museu Van Gogh, em Amsterdã, dedica uma importante exposição a Siegfried Bing, um marchand visionário que introduziu no Ocidente o refinamento artístico do Oriente e impôs o nome de sua galeria, a Art Nouveau, a uma nova corrente artística.

De origem alemã, Siegfried Bing (1838-1905) se estabeleceu em Paris muito cedo para dirigir a filial francesa de uma companhia familiar de importação e exportação.

Bing percebeu o potencial que representava a introdução da arte oriental no Ocidente e se tornou rapidamente um marchand de obras orientais.

Em 1880, viajou durante um ano por Japão, China e Índia, de onde voltou encantado e com suas malas repletas de produtos diversos: cerâmicas, estampas e telas, com as quais conquistaria a França em apenas alguns anos.

Grande promotor das artes decorativas, Bing modificou sua galeria em 1895, a rebatizou de Art Nouveau e começou a vender obras inspiradas ao mesmo tempo nas artes oriental e ocidental.

Bing pediu vitrais ao americano Louis Comfort Tiffany e quadros ao pintor francês Henri Toulouse-Lautrec, expôs esculturas de Constantin Meunier e pinturas de Paul Signac e Edvard Munch, que incentivou a passar da simples reprodução à realidade perceptível.

Assim, Bing se tornou uma espécie de ponte no centro da história da arte.

Considerando as artes decorativas de sua época como pesadas e ultrapassadas, Bing contribuiu para relegá-las ao passado com seus encontros com os arquitetos belgas Henri van de Velde e Victor Horta, que estavam a ponto de revolucionar os conceitos arquitetônicos.

Bing alcançou seu objetivo: combinar as influências orientais e ocidentais rompendo com as tradições do passado e assistir, como testemunha e ator, ao nascimento de um estilo novo: o Art Nouveau.

Cerca de 400 objetos e obras de arte --que passaram todas pelas mãos de Bing-- estão expostas em Amsterdã até o dia 27 de fevereiro.

O museu também retrata a influência que Bing teve sobre um de seus clientes assíduos: Vincent Van Gogh.

A exposição exibe algumas obras do famoso pintor holandês ao lado das estampas japonesas que as inspiraram. Van Gogh havia adquirido estas estampas com um marchand de arte em Paris: Siegfried Bing.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Museu Van Gogh
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página