Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/11/2004 - 10h15

França vai abrir filial do Museu do Louvre em 2008

Publicidade

da Folha Online

O governo francês anunciou ontem que planeja construir uma segunda unidade do Museu do Louvre no norte da França para receber obras que não são exibidas no prédio sede por falta de espaço.

Segundo o primeiro-ministro Jean-Pierre Raffarin, Lens, em uma região afetada pela perda de muitos empregos no setor industrial, venceu o concurso disputado por seis cidades para abrigar o novo museu.

A construção do prédio de 22 mil metros quadrados vai custar US$ 139 milhões, sendo que deve abrigar entre 500 e 600 trabalhos artísticos da reserva do Louvre. O "Louvre 2" deve ser aberto em 2008.

O Louvre é um dos três maiores museus do mundo, junto com o Ermitage de São Petersburgo e o Metropolitan Museum of Art de Nova York, mas, apesar de seu imponente edifício, falta espaço. Cerca de 35 mil obras estão expostas de forma permanente, sem contar suas enormes reservas.

O aumento das coleções permanentes e a impossibilidade de ampliar seu espaço no subsolo devido aos riscos e inundação durante as cheias do Sena, representavam um desafio para os diretores.

Ao ser questionado se o projeto foi inspirado no exemplo do Guggenheim, Henri Loyrette, presidente do Museu do Louvre, afirmou que "o anexo do Louvre será muito diferente do Guggenheim de Bilbao". Não será "outro Louvre" no exterior, mas uma instituição significativamente ligada ao Louvre de Paris.

"O Louvre tem uma vocação nacional que é vital para o museu. Mas diria que possui também uma quádrupla vocação: local, regional, nacional e internacional, já que a cidade de Lens fica perto da Alemanha e da Inglaterra", disse.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Museu do Louvre
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página