Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/12/2008 - 18h51

Livro expõe atuação da Camorra e investiga a violência globalizada

Publicidade

da Folha Online

O barulho que o livro "Gomorra - A História Real de um Jornalista Infiltrado na Violenta Máfia Napolitana" fez e continua a fazer na Itália e em dezenas de outros países tem uma razão particular. Ao expor as minúcias da atuação da máfia napolitana da Camorra --espécie de Estado paralelo, responsável pelos maiores índices de violência da Europa-- o livro dá um salto e vai além: busca também entender como funcionam os mecanismos de economia e violência globalizada.

É o que afirma Maurício Santana Dias, professor de literatura italiana na USP, em crítica da obra publicada na edição de hoje da Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

"O sucesso da empresa está na adoção dos procedimentos do capitalismo mais avançado sem os entraves legais e burocráticos da chamada economia formal", afirma Dias, que classifica o livro como "ótimo" em sua resenha. "Da periferia de Nápoles se fazem negócios com a China e o Leste Europeu, o norte da África e as Américas, por onde circulam têxteis e drogas, laticínios e armas, o que se imaginar."

Publicado em 2006, "Gomorra" já vendeu mais de 1 milhão de cópias em 40 países e acaba de ser lançado no Brasil pela editora Bertrand Brasil. O volume está disponível na Livraria da Folha. Leia a íntegra da crítica na edição da Folha desta sexta-feira, que já está nas bancas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página