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23/12/2004
-
09h55
da France Presse, em Nova York
O pintor americano Tom Wesselmann, famoso pelos nus femininos e um dos mestres da arte pop ao lado de Andy Warhol e Roy Lichtenstein, morreu na sexta-feira (17), em Nova York, aos 73 anos, anunciou ontem a família do artista.
Wesselmann morreu após ser submetido a uma cirurgia no coração no hospital da Universidade de Nova York. O pintor formou com Warhol e Lichtenstein um trio emblemático, do qual era o único ainda vivo.
Nos anos 60, o grupo tentou ser uma alternativa ao expressionismo abstrato e ao minimalismo americano.
Suas ferramentas foram a recuperação da pintura figurativa e a inclusão de códigos da publicidade e da história em suas obras.
Para os críticos, Wesselmann --que admirava Matisse-- realizou, sobretudo, dois tipos de obras: grandes nus femininos e naturezas mortas.
O erotismo sempre foi muito presente em sua obra. Por exemplo, "Great American Nude nr.56" ("Grande Nu Americano", de 1964) mostra uma mulher completamente nua, com o corpo bronzeado em que se nota marcas de biquíni.
Em "Bathtub 3" ("Banheira", de 1963) pode se ver uma mulher nua secando as costas em uma banheira. Os mamilos e os pêlos púbicos estão bem evidenciados, enquanto os detalhes do rosto quase não aparecem: só se vê a boca.
Wesselmann explicava ter "renunciado, por princípio, colocar o rosto nas mulheres que ilustravam seus nus". "Queria que uma espécie de movimento fluísse além do quadro, e algumas coisas, principalmente detalhadas, poderiam frear este movimento", destacou.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre Tom Wesselmann
Morre pintor americano Tom Wesselmann
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O pintor americano Tom Wesselmann, famoso pelos nus femininos e um dos mestres da arte pop ao lado de Andy Warhol e Roy Lichtenstein, morreu na sexta-feira (17), em Nova York, aos 73 anos, anunciou ontem a família do artista.
Wesselmann morreu após ser submetido a uma cirurgia no coração no hospital da Universidade de Nova York. O pintor formou com Warhol e Lichtenstein um trio emblemático, do qual era o único ainda vivo.
Nos anos 60, o grupo tentou ser uma alternativa ao expressionismo abstrato e ao minimalismo americano.
Suas ferramentas foram a recuperação da pintura figurativa e a inclusão de códigos da publicidade e da história em suas obras.
Para os críticos, Wesselmann --que admirava Matisse-- realizou, sobretudo, dois tipos de obras: grandes nus femininos e naturezas mortas.
O erotismo sempre foi muito presente em sua obra. Por exemplo, "Great American Nude nr.56" ("Grande Nu Americano", de 1964) mostra uma mulher completamente nua, com o corpo bronzeado em que se nota marcas de biquíni.
Em "Bathtub 3" ("Banheira", de 1963) pode se ver uma mulher nua secando as costas em uma banheira. Os mamilos e os pêlos púbicos estão bem evidenciados, enquanto os detalhes do rosto quase não aparecem: só se vê a boca.
Wesselmann explicava ter "renunciado, por princípio, colocar o rosto nas mulheres que ilustravam seus nus". "Queria que uma espécie de movimento fluísse além do quadro, e algumas coisas, principalmente detalhadas, poderiam frear este movimento", destacou.
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