Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/01/2005 - 09h00

Peça mistura poesia, artes plásticas e performance

Publicidade

PEDRO IVO DUTRA
do Guia da Folha

"Estou excitadíssimo, doido. Não temo nem um pouco [a estréia em São Paulo]. É o meu trabalho e quero novos interlocutores." Eis o carioca Michel Melamed, 28, versando sobre as expectativas dos paulistanos que gostam de teatro em torno da sua muito hypada "Regurgitofagia".

Com texto e atuação de Melamed, que divide a direção com Alessandra Colasanti e Marco Abujamra, o espetáculo teve na outra ponta da via Dutra uma daquelas carreiras que só acontecem de quando em quando: iniciou uma temporada discreta de três semanas com sessões à meia-noite, estourou e, aos poucos, foi várias vezes prorrogado, trocando de teatro e chegando a ficar nove meses em cartaz. Tornou-se o queridinho da crítica carioca em 2004.

A peça, fruto de uma bolsa do RioArte no segmento "arte e tecnologia", lança mão de uma interface chamada de pau-de-arara, que dá choques no ator a partir de reações sonoras do público (risos, vaias, tosse, aplausos etc.) captadas por microfones.

"A máquina é segura. Os choques existem, mas não me machucam. É uma proposta de quebra de mise-en-scène. Não é marketing." Mesclam-se no espetáculo poesia falada, "stand-up comedy", performance e artes plásticas.

Sobressai entre os fragmentos autorais bradados uma releitura, na chave de reflexão e de blague, da antropofagia oswaldiana. Como aponta o título, não é tudo, diante de tanto lixo cultural e de tanta informação, que pode ou deve ser deglutido --é preciso vomitar criticamente as referências.

"Decretar a falência [da antropofagia] é um pouco forte demais, mas há uma vulgarização do modelo", diz Melamed, que é também poeta e apresentador e roteirista de TV. Amanhã, na estréia de "Regurgitofagia", ele lança uma nova edição do livro homônimo pela editora Objetiva.

"Regurgitofagia" Sesc Belenzinho - galpão 1 (av. Álvaro Ramos, 915, Quarta Parada, região leste, tel. 6602-3700). www.sescsp.org.br. 120 lugares. Sáb. e dom.: 21h. Até 6/3. 60 min. 14 anos. Ingr.: R$ 5 a R$ 10.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página