Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/01/2005 - 10h35

Juca Chaves será transferido para SP hoje para ser operado

Publicidade

da Folha Online

O cantor, compositor e humorista Juca Chaves, 66, será transferido nesta tarde do Hospital São Rafael, em Salvador (BA), para o Hospital do Coração, na capital paulista, onde será submetido a uma cirurgia de colocação de ponte de safena.

Divulgação
O cantor, compositor e humorista Juca Chaves
O cantor, compositor e humorista Juca Chaves
Segundo boletim médico divulgado hoje, ele está lúcido, conversando e alimentando-se normalmente. O cantor foi internado na segunda-feira (10) e foi diagnosticado com síndrome coronariana aguda após a realização de um cateterismo.

O cateterismo é um método em que um tubo é introduzido no corpo através de um vaso sangüíneo para resolver problemas cardíacos ou diagnosticar obstrução nas coronárias (artérias que irrigam o músculo cardíaco). O filme do exame já foi encaminhado ao Hospital do Coração.

A necessidade de uma cirurgia de revascularização do miocárdio (ponte de safena) foi constatada pela equipe que acompanha o cantor após o exame. Segundo o médico Ediriomar Peixoto, chefe da emergência do hospital baiano, a decisão de ser operado em São Paulo partiu do próprio Juca Chaves, devido a sua amizade com o cardiologista Adib Jatene.

Carreira

Nascido Jurandyr Chaves, em 22 de outubro de 1938, Juca teve formação em música erudita e começou a compor ainda na infância. O compositor e humorista iniciou sua carreira no final dos anos 50, tocando modinhas e trovas num estilo suave que parodiava a bossa nova de João Gilberto.

Juca foi um crítico do regime militar, da grande imprensa e do próprio mercado fonográfico. Exilado em Portugal no anos 70, ele foi deportado para a Itália ao incomodar o governo português com suas sátiras, que então ganhavam espaço nas rádios e televisões locais.

De volta ao Brasil, apresentou programas de televisão. Nos anos 80, lançou sua gravadora independente, a Sdruws Records, e já naquela época lutou pela numeração de discos no Brasil.

Entre as canções mais conhecidas de Juca Chaves estão "A Cúmplice", "Menina", "Que Saudade", "Por Quem Sonha Ana Maria", "Dona Maria Tereza" e "Presidente Bossa Nova". Em 2003, outro sucesso de Chaves nos anos 70, a canção "Take Me Back To Piauí", foi editado na coletânea "Brazilian Beats Volume 4" da gravadora britânica Mr. Bongo, especializada em música brasileira.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o cantor, compositor e humorista Juca Chaves
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página