Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/10/2000 - 19h00

Montagem brasileira de "O Guarani" estréia amanhã em Portugal

Publicidade

da Folha Online

A montagem brasileira da ópera "O Guarani" apresentada no 4º Festival Amazonas de Ópera, em abril passado, será vista em Portugal a partir de amanhã.

As três récitas programadas para os dias 10, 12 e 14 de outubro acontecerão no Teatro Nacional São Carlos, em Lisboa, a convite da CNCDP (Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses).

A montagem que será mostrada em Lisboa não é exatamente a mesma apresentada em Manaus durante o festival de ópera. Os cenários de Renato Theobaldo, formados por painéis que reproduzem mapas de Hans Staden e os manuscritos da carta de Pero Vaz de Caminha foram refeitos para atender às dimensões do palco português e pintados com técnica de iluminuras.

O palco sofreu alterações ganhando um acréscimo de inclinação para ampliar a visibilidade do novo piso de lona emborrachada e pintado com linhas de desenhos de pontos cardeais, como um grande mapa.

O elenco principal também sofreu mudanças. Cecy será interpretada pela soprano brasileira Rosana Lamosa e o vilão Gonzales será vivido pelo barítono búlgaro Niko Isakov. Além disso, os cinco personagens que formam o grupo de co-primários serão entregues a cantores portugueses. O tenor Eduardo Itaborahy (Pery) e os baixos Pepes do Valle (Dom Antônio) e Alessandro Verducci (Cacique Aymoré), que já participaram da montagem brasileira, também cantarão em Portugal.

A direção musical é do maestro Luiz Fernando Malheiro e a direção cênica de Iacov Hillel.

A montagem de "O Guarani" faz parte da programação da CNCDP, que montou um calendário de atividades culturais para comemorar os descobrimentos portugueses. O quarteto Jobim Morelenbau, o músico Antônio Nóbrega, a orquestra Camerata Brasil, os cantores Margareth Menezes, Paulinho Moska, Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro, Moraes Moreira, Elba Ramalho, Alceu Valença e Dominguinhos participaram da programação, neste ano.

De outubro a dezembro, além das récitas da ópera "O Guarani", estão programados os shows de Adriana Calcanhoto, concertos e uma maratona de leitura de obras brasileiras.

No Brasil, a CNCDP fez parceria com o projeto Pão Music, do Grupo Pão de Açúcar, para a realização de shows gratuitos de cantores portugueses e brasileiros no Rio e em São Paulo.

"O Guarani", terceira ópera de Antônio Carlos Gomes, estreou em 19 de março de 1870 no Scala de Milão. A estréia brasileira aconteceu no mesmo ano.

Leia mais notícias de Ilustrada na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página