Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2005 - 01h13

Filme de Walter Salles perde para espanhol no Globo de Ouro

Publicidade

da Folha Online

"Diários de Motocicleta", dirigido pelo brasileiro Walter Salles, não levou a estatueta de melhor filme estrangeiro na 62º edição do Globo de Ouro. O vencedor foi o espanhol "Mar Adentro", de Alejandro Amenábar.

Em seu discurso, Amenábar ofereceu a estatueta ao ator Javier Bardem, que concorreu na categoria de melhor ator dramático por seu papel na produção (o prêmio ficou com Leonardo DiCaprio). "Ele é um gênio como ator e um anjo como pessoa", disse o diretor do filme premiado, elogiando Barden.

A cerimônia aconteceu neste domingo no Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles, e foi transmitida pelo canal pago Sony. Os vencedores são escolhidos por jornalistas que integram a Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood. As produções estão entre as melhores de 2004, em 24 categorias, sendo 13 de cinema e 11 de TV.

Concorriam na mesma de categoria de "Diários" e "Mar Adentro" , os filmes "O Clã das Adagas Voadoras", do chinês Zang Yimou, e os franceses "A Voz do Coração", de Christophe Barratier, e 'Eterno Amor', de Jean-Pierre Jeunet.

Melhor filme

"O Aviador", dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Leonardo DiCaprio, ganhou o Globo de Ouro de melhor filme na categoria drama. A produção, com três estatuetas (melhor ator, para DiCaprio, trilha sonora e melhor filme de drama), foi a mais premiada. O Globo de Ouro é considerado uma prévia do Oscar.

A comédia "Sideways", de Alexander Payne, a produção com mais indicações neste ano (sete), ficou com dois prêmios (roteiro e melhor filme musical ou comédia). "O Aviador" teve seis indicações.

Concorriam na mesma categoria de "O Aviador" os filmes "Closer - Perto Demais", "Em Busca da Terra do Nunca", "Hotel Ruanda", "Menina de Ouro" e "Kinsey".

Melhor atriz e diretor

Hillary Swank levou o prêmio de melhor atriz na categoria drama pelo seu papel de boxeadora em "Menina de Ouro". A produção deu o prêmio de melhor diretor para Clint Eastwood. "Seu talento não tem limites", disse Hillary a Eastwood em seu discurso de agradecimento.

Concorriam na mesma categoria as atrizes Nicole Kidman ("Reencarnação"), Scarlett Johansson ("A Love Song for Bobby Long").

Leia mais
  • Conheça todos os indicados ao Globo de Ouro 2005

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre "Diários de Motocicleta"
  • Leia o que já foi publicado sobre o Globo de Ouro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página