Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2005 - 15h11

"Diários de Motocicleta" é indicado para melhor filme e 6 outros Baftas

Publicidade

da Folha Online

O filme "Diários de Motocicleta", dirigido pelo brasileiro Walter Salles, recebeu nesta segunda-feira sete indicações para o Bafta, a premiação da Academia de Cinema Britânico, entre elas a de melhor filme. As outras foram de melhor filme estrangeiro, ator, ator coadjuvante, roteiro adaptado, trilha sonora e fotografia.

O filme, o primeiro dirigido por Walter Salles cuja língua predominante é o espanhol, conta a viagem de moto do jovem médico e futuro revolucionário argentino Che Guevara e seu amigo Alberto Granado pela América Latina.

As locações de "Diários de Motocicleta" foram na Argentina, no Chile e no Peru. Seus intérpretes, Gael García Bernal e Rodrigo de La Serna, também receberam indicações para os prêmios de melhor ator e melhor ator coadjuvante, respectivamente.

Chance

O Bafta parece ser a grande chance do diretor brasileiro superar as decepções no Globo de Ouro e em Cannes. Ontem, Salles perdeu o Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme Estrangeiro para o espanhol "Mar Adentro", do diretor Alejandro Amenábar.

Em Cannes, o júri presidido pelo cineasta norte-americano Quentin Tarantino deu a Palma de Ouro ao seu compatriota Michael Moore, por Fahrenheit 9/11.

Quando questionado na época sobre o assunto, Tarantino disse que um filme não é feito apenas de belas imagens. Walter Salles rebateu afirmando que a desfeita não foi nenhuma surpresa, afinal o cinema que o norte-americano representa é o oposto do que ele retrata.

Concorrência

Apesar do bom número de indicações, grandes nomes de Hollywood atravancam o caminho de Walter Salles. O principal concorrente na categoria de Melhor Filme é "O Aviador", obra de Martin Scorsese, que recebeu 14 indicações.

Os outros concorrentes de "Diários de Motocicleta" nessa modalidade são "Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembrança", "Em Busca de Terra do Nunca" e "Vera Drake". Os dois últimos receberam cada um 11 indicações e "House of Flying Daggers" (de Zhang Yimou), nove.

Scorsese também disputa a premiação do Bafta, depois de perder, no domingo (16), para Clint Eastwood ("Menina de Ouro"), o prêmio de Melhor Diretor no Globo de Ouro, nos EUA.

A concorrência pelo Bafta de Melhor Ator é dura também para o mexicano Gael García, novo queridinho do diretor espanhol Pedro Almodóvar. Estão na disputa o sempre forte candidato Johny Deep ("Em Busca da Terra do Nunca") e Jim Carrey, por sua elogiada interpretação no drama-romântico "Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembrança".

O último lançamento de Almodóvar, "Má Educação", protagonizado por Gael García, também concorre ao Bafta na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada em 12 de fevereiro no Odeon, em Leicester Square. A premiação será transmitida pela BBC e, pela quinta vez, será apresentada pelo comediante Stephen Fry.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Confira a lista completa dos filmes indicados ao Bafta

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o filme "Diários de Motocicleta"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página