Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/01/2005 - 11h16

Stanley Kubrick é tema de exposição do Festival de Berlim

Publicidade

da France Presse, em Berlim

Uma grande exposição sobre o legado do cineasta Stanley Kubrick (1928-1999) foi inaugurada ontem em Berlim como prelúdio do Festival Internacional de Cinema de Berlim, que acontece de 10 a 20 de fevereiro.

A mostra, que se estenderá até o dia 11 de abril, inclui centenas de objetos e documentos do arquivo de Kubrick, assim como peças cedidas especialmente por museus e coleções particulares.

Entre os objetos e documentos expostos estão maquetes, fotografias, cartas e fragmentos de filmes, assim como acessórios originais do cenário de filmes como "O Iluminado", "Laranja Mecânica" e "2001 - Uma Odisséia no Espaço".

"Estou convencida de que Stanley ficaria muito orgulhoso desta exposição", disse sua viúva, a alemã Christiane Kubrick, na inauguração da mostra.

Paralelamente à exposição, o Festival Internacional de Cinema de Berlim vai projetar uma retrospectiva dos filmes de Kubrick. No ano passado, uma mostra de Kubrick realizada pelo Museu do Filme de Berlim atraiu mais de 54 mil visitantes.

No festival cinematográfico da capital alemã serão apresentados, juntos seus grandes filmes, alguns projetos que fracassaram, como o longa "Napoleão", no qual o diretor americano nascido em Nova York trabalhou sem resultados durante vários anos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Stanley Kubrick
  • Leia o que já foi publicado sobre o Festival de Berlim
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página