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24/01/2005
-
11h07
da France Presse, em Washington
O escritor americano Norman Mailer, 81, antigo "enfant terrible" do mundo literário, pediu ontem a supressão de toda a publicidade na televisão a fim de permitir que as crianças possam se concentrar e ler mais.
"Acho que a publicidade na televisão deveria desaparecer. Vale mais a pena pagar diretamente pelo que gostamos de ver na televisão do que pagar o preço espiritual de nossos filhos e dos filhos de nossos filhos", declarou o autor na última edição do suplemento Parade, publicado todos os domingos pelo jornal "Washington Post".
Norman Mailer --que participou recentemente em um episódio da série televisiva "Gilmore Girls - Tal Mãe, Tal Filha"-- respondeu assim à pergunta: "O que você faria se pudesse mudar algo para que os Estados Unidos melhorem?"
"Entre 1982 e 2002, o número de livros lidos anualmente por nossos adolescentes e jovens adultos caiu 25%", lamentou o escritor ao longo do artigo no qual passa em revista os problemas do sistema educacional americano.
"Não é preciso ir muito longe para encontrar o culpado: em todas as partes há estudos publicados nos quais se mostra que são muitas as horas por dia dedicadas à tela de televisão".
"Universalmente se admite que o poder de concentração na leitura é o caminho real para o saber, mas o que não se percebe claramente é a importância da concentração para a força psíquica, que pode desenvolver ou também enfraquecer um músculo", afirmou.
O escritor não acusou a TV como um todo, mas referiu-se especificamente às mensagens publicitárias, "cujo volume aumentou 36% entre 1991 e 2003" nas grandes cadeias nacionais dos Estados Unidos.
Segundo ele, a agressão representada pelos anúncios desencadeia nas crianças dois tipos de personalidade: os hiperativos e os passivos, que se tornam obesos.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre o escritor americano Norman Mailer
Escritor Norman Mailer pede fim da publicidade na televisão
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O escritor americano Norman Mailer, 81, antigo "enfant terrible" do mundo literário, pediu ontem a supressão de toda a publicidade na televisão a fim de permitir que as crianças possam se concentrar e ler mais.
"Acho que a publicidade na televisão deveria desaparecer. Vale mais a pena pagar diretamente pelo que gostamos de ver na televisão do que pagar o preço espiritual de nossos filhos e dos filhos de nossos filhos", declarou o autor na última edição do suplemento Parade, publicado todos os domingos pelo jornal "Washington Post".
Norman Mailer --que participou recentemente em um episódio da série televisiva "Gilmore Girls - Tal Mãe, Tal Filha"-- respondeu assim à pergunta: "O que você faria se pudesse mudar algo para que os Estados Unidos melhorem?"
"Entre 1982 e 2002, o número de livros lidos anualmente por nossos adolescentes e jovens adultos caiu 25%", lamentou o escritor ao longo do artigo no qual passa em revista os problemas do sistema educacional americano.
"Não é preciso ir muito longe para encontrar o culpado: em todas as partes há estudos publicados nos quais se mostra que são muitas as horas por dia dedicadas à tela de televisão".
"Universalmente se admite que o poder de concentração na leitura é o caminho real para o saber, mas o que não se percebe claramente é a importância da concentração para a força psíquica, que pode desenvolver ou também enfraquecer um músculo", afirmou.
O escritor não acusou a TV como um todo, mas referiu-se especificamente às mensagens publicitárias, "cujo volume aumentou 36% entre 1991 e 2003" nas grandes cadeias nacionais dos Estados Unidos.
Segundo ele, a agressão representada pelos anúncios desencadeia nas crianças dois tipos de personalidade: os hiperativos e os passivos, que se tornam obesos.
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