Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/01/2005 - 15h56

"Diários de Motocicleta" é indicado ao Oscar do cinema francês

Publicidade

da Folha Online

Os filmes "Diários de Motocicleta", do brasileiro Walter Salles, e "21 Gramas", do mexicano Alejandro González Iñárritu, foram anunciados hoje como candidatos ao prêmio César, o Oscar do cinema francês.

As duas produções disputam o César na categoria melhor filme estrangeiro junto a "Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças", de Michel Gondry, "Fahrenheit 11 de Setembro", de Michael Moore, e "Encontros e Desencontros", de Sofia Coppola, anunciou a Academia Francesa de Artes e Técnicas de Cinema.

Salles já havia disputado o prêmio César em 1999 com o longa "Central do Brasil", mas perdeu para "A Vida é Bela", do italiano Roberto Benigni.

Na semana passada, o filme do brasileiro --que conta a viagem do jovem Che Guevara pela América Latina antes da Revolução Cubana-- havia recebido sete indicações para o Bafta, a premiação da Academia Britânica de Cinema, entre elas a de melhor filme.

O filme francês "Un Long Dimanche de Fiançailles", de Jean-Pierre Jeunet (diretor de "O Fabuloso Destino de Amelie Poulain"), aparece como o grande favorito da premiação, com doze indicações, seguido por "Les Choristes", de Christophe Barratier, e "36, Quai des Orfèvres", de Olivier Marchal, com oito indicações cada um.

A atriz chinesa Maggie Cheung ("Clean") concorre com as francesas Emmanuelle Devos ("Rois et Reine"), Yolande Moreau ("Quand la Mer Monte"), Audrey Tautou ("Un Long Dimanche de Fiançailles") e Karin Viard ("Le Rôle de sa Vie") pelo prêmio de melhor atriz.

São candidatos ao César de melhor ator Mathieu Amalric ("Rois e Reine"), Daniel Auteuil ("36, Quai des Orfèvres"), Gérard Jugnot ("Les Choristes"), Benoît Poelvoorde ("Podium") e Philippe Torreton ("L'Equipier").

A 30ª cerimônia de entrega dos César, em 26 de fevereiro, será apresentada pela atriz francesa Isabelle Adjani e pelo ator americano Will Smith, que receberá um César de menção honrosa.

Os prêmios são concedidos pela academia francesa, que anuncia a escolha a partir da votação de cerca de 3.400 dos seus membros.

Com France Presse

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o filme "Diários de Motocicleta"
  • Leia o que já foi publicado sobre o filme "21 Gramas"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página