Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2005 - 19h24

Veja curiosidades sobre os indicados ao Oscar 2005

Publicidade

da Folha Online

Conheça algumas curiosidades sobre os indicados à 77ª edição do Oscar, cuja cerimônia acontece em 27 de fevereiro próximo, em Hollywood, Los Angeles (EUA):

- A colombiana Catalina Sandino Moreno foi indicada para o prêmio de "Melhor Atriz" por "Maria Cheia de Graça", um filme falado em espanhol. É a 25ª vez que a Academia de Arte e Ciências Cinematográficas de Hollywood indica um intérprete de idioma não-inglês para o prêmio (em ambos os gêneros e incluindo os coadjuvantes) e a 21ª para o papel de protagonista. Se ganhar, Sandino se tornará o quarto intérprete de idioma não-inglês a conquistar o Oscar. Os outros três são: Sophia Loren (1961, Melhor Atriz por "Duas Mulheres"), Roberto Benigni (1998, Melhor Ator por "A Vida é Bela") e o porto-riquenho Benicio Del Toro (2000, melhor ator coadjuvante por "Traffic").

- Com Catalina na disputa, esta é a segunda vez que uma atriz sul-americana é indicada ao prêmio de Melhor Atriz. A primeira foi a brasileira Fernanda Montenegro (1998, "Central do Brasil").

- Jamie Foxx se tornou o 10º ator a ser indicado em duas categorias no mesmo ano. Ele compete como melhor ator por "Ray" e melhor ator coadjuvante por "Colateral". A lista inclui Jessica Lange (1982), Sigourney Weaver (1988), Al Pacino (1992) e Julianne Moore (2002).

- Quatro dos cinco atores que competem na categoria Melhor Ator interpretam papéis baseados em biografias: Leonardo Di Caprio vive o milionário Howard Hughes em "O Aviador", Don Cheadle faz o ativista Paul Rusesabagina em "Hotel Ruanda", Johnny Depp é o escritor James Matthew Barrie em "Em Busca da Terra do Nunca" e Jamie Foxx faz Ray Charles, em "Ray". O único ator que interpreta um personagem fictício é Clint Eastwood, em "Menina de Ouro".

- Dez dos 19 indicados para melhor ator ou atriz nunca haviam disputado o prêmio máximo do cinema. Só um dos indicados, Hilary Swank, ganhou um Oscar em edições anteriores (2000, "Meninos Não Choram").

- Com "Voz do Coração", sua 32ª indicação, a França se converteu no país estrangeiro que mais vezes disputou o Oscar nos 77 anos de história da premiação. Em seguida vem a Itália, com 26 indicações. Se a França ganhar o prêmio, alcançará a Itália como país que mais venceu. Os franceses já levaram 10 estatuetas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a 77ª edição do Oscar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página