Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2005 - 16h42

Miramax volta ao foco das atenções no Oscar com "O Aviador"

Publicidade

da Folha Online

Propensos a vender o estúdio que fundaram, os irmãos Bob e Harvey Weinstein ganharam destaque novamente no Oscar depois que a Miramax emplacou seus filmes ontem nas principais categorias indicadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

A Miramax obteve 20 indicações para filmes distribuídos por ela no ano passado, incluindo duas produções que disputam a categoria melhor filme: "O Aviador", sobre a vida do milionário Howard Hughes, e "Em Busca da Terra do Nunca", sobre a criação de Peter Pan.

Estas indicações, no entanto, podem ser a última comemoração dos irmãos Weinstein à frente da Miramax. O destino do estúdio ainda é incerto e está nas mãos do grupo Walt Disney.

Por mais de um ano, os Weinstein encontraram dificuldades em negociar a renovação de contrato com a Disney em razão de disputas sobre a lucratividade do estúdio e também por sua tendência em apostar em produções com grandes orçamentos e, conseqüentemente, alto risco.

A Miramax reduziu mais de um quarto de seu pessoal em dois grandes cortes em agosto e setembro de 2004, e muitos analistas do mercado cinematográfico acreditam que os irmãos Weinstein irão deixar a empresa após negociar o fim do acordo com a Disney.

Uma fonte próxima à negociação informou à agência Reuters que a dupla deve deixar a empresa em poucos semanas, enquanto outros apostam que eles ficam pelo menos até o Oscar, em 27 de fevereiro.

O estúdio Miramax tem sido uma fábrica de Oscars desde meados da década de 1990, conquistando prêmios com filmes como "O Paciente Inglês" e "Shakespeare Apaixonado", além do musical "Chicago", que se tornou o maior sucesso de bilheterias da empresa.

Neste ano, a Warner Bros. arrebanhou mais indicações ao prêmio máximo do cinema americano do que a Miramax, incluindo o longa-metragem de Clint Eastwood, "Menina de Ouro".

"O Aviador" obteve 11 indicações ao todo, mais do que qualquer outro filme neste ano. "Em Busca da Terra do Nunca", por sua vez, disputa em sete categorias do Oscar.

Com Reuters

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Miramax
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página