Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/01/2005 - 21h30

"Filhas do Vento" leva prêmio de melhor filme na Mostra de Tiradentes

Publicidade

da Folha Online

No último dia da 8ª Mostra de Cinema de Tiradentes, neste sábado, o público conheceu os vencedores do festival, eleitos pelo júri popular. Como melhor longa, segundo a avaliação do público, foi escolhido o filme "Filhas do Vento", de Joel Zito Araújo.

O prêmio de melhor curta-metragem foi para o diretor estreante Bruno Torres, com o trabalho "O último raio de sol". Já na área de vídeo a premiação foi para "TV Muro", com direção de Fábio Britto e Simone Lara.

Depois de uma maratona de nove dias dedicados ao cinema brasileiro, a 8ª Mostra de Cinema de Tiradentes encerra a temporada com um saldo positivo. Na opinião de Walter Lima Jr., cineasta homenageado desta edição, a mostra foi um festival de exceção dentro da agenda dos festivais realizados no Brasil.

"Primeiro por não ter competição e segundo, sobretudo, por se identificar como um festival temático, único, propondo um ângulo de discussão e conversação que pode aprofundar o conhecimento do nosso cinema, sobre os seus caminhos", afirmou o cineasta.

Programação

O público, estimado em 35 mil pessoas, pode assistir uma maratona de 149 trabalhos divididos em 40 sessões. Foram exibidos 22 longas-metragens, sendo três produções infantis, três obras do diretor Walter Lima Jr., dentro da série Retrospectiva, e dezesseis pré-estréias nacionais, exibidas em dois programas.

A programação de curtas-metragens foi composta por 58 trabalhos, que refletem a diversidade do gênero, com produções vindas de todo o país e dois filmes co-produzidos entre o Brasil e países diferentes. Na mostra de vídeo, que também foi pautada pela diversidade, foram exibidos 69 produções durante a Mostra.

As platéias da Mostra cada vez se integram mais com o evento e prestigiam sessões que atravessam a madrugada e lotam os Cine Tenda e Praça. Este comportamento do público chamou a atenção de realizadores que freqüentam a Mostra há algumas edições, como Carlos Reichenbach.

Depois de homenageado na terceira edição e de voltar à sétima Mostra para exibir o longa "Garotas do ABC", Carlão, como é conhecidono meio, elogiou o público que lotou o Cine Tenda para assistir ao longa "Bens Confiscados", sua produção mais recente.

Economia

Os números registrados pelo comércio de Tiradentes também refletem o grande público que passou pela Mostra. Segundo a assessoria do evento, os cerca de 4.700 leitos das 105 pousadas da cidade foram preocupados.

De acordo com o Departamento de Turismo da Prefeitura do município, foram gerados cerca de mil empregos diretos e indiretos e contratadas um total de 126 empresas, para garantir o bom funcionamento do festival.

O diretor do Departamento de Turismo de Tiradentes, Cid Barbosa, afirmou que esse público injetou na economia local cerca de R$ 2 milhões, valor equivalente ao do ano passado.

O orçamento da Mostra de Cinema deste ano foi de R$ 940 mil, captados por meio das leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Mostra de Cinema de Tiradentes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página