Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2005 - 22h01

Sexo, futebol e política são destaques em filmes do Berlinale

Publicidade

da France Presse, em Berlim (Alemanha)

Sexo, política e futebol serão as temáticas em destaque entre os mais de 350 filmes que serão projetados no 55º Festival Internacional de Cinema de Berlim, o Berlinale, que será realizado entre 10 e 20 de fevereiro. A afirmação é de Dieter Kosslick, diretor do evento, que receberá estrelas como Keanu Reeves, Glenn Close, Gérard Depardieu e Catherine Deneuve.

Na competição pelo Urso de Ouro e os Ursos de Prata da 55ª edição do festival estão 21 filmes, dos quais 16 serão estréias mundiais. O Festival de Berlim é um dos mais importantes do mundo, junto com o de Cannes (França) e a Mostra de Veneza (Itália).

"Não desejamos ser o festival mais quente, mas o mais agradável", declarou Kosslick.

Vários longas-metragens abordarão o tema da sexualidade, especialmente o documentário "Inside Deep Throat", ("Por Dentro da Garganta Profunda" em inglês) sobre as reações culturais do filme "Garganta Profunda" (de 1972), que foi considerado o primeiro verdadeiramente pornográfico com propósitos comerciais.

Há também o filme "Kinsey", de Bill Condon, uma co-produção germano-americana sobre o célebre sexólogo americano Alfred C. Kinsey.

Na temática política, o enfoque será a África, como em "Hotel Ruanda", um filme do diretor norte-irlandês Terry George, sobre a história verídica de um hoteleiro de Kigali que salvou centenas de tutsis do genocídio de 1994, ou em "Sometimes in April", um filme do diretor haitiano Raoul Peck também sobre o genocídio de Ruanda.

A guerra na África será evocada pelo documentário "Lost Children", que descreve o destino de crianças recrutadas à força por grupos armados nos conflitos civis de Uganda e Sudão.

Os apaixonados pelo futebol terão à sua disposição o filme "One Day in Europe", do alemão Hannes Stoehr, em que torcedores são vítimas de ladrões paralelamente à final da Liga dos Campeões.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página