Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/02/2005 - 21h16

Festival de Berlim exibirá "Terra em Transe" recuperado

Publicidade

da Folha Online

O filme brasileiro "Terra em Transe" (1967), considerado a mais importante obra do cineasta Glauber Rocha, será um dos destaques da seção Fórum do 55º Festival Internacional de Cinema de Berlim de 2005. A cópia restaurada é inédita no Brasil --onde deve reestrear em março-- e será exibida em três sessões nos próximos dias 16 e 17.

A recuperação da cópia "master" de "Terra em Transe" levou 14 meses. Como negativo original foi perdido em um incêndio na França o restauro foi feito a partir de um exemplar do filme que estava em Berlim, na Alemanha.

Os fotogramas da cópia alemã foram digitalizados, tratados em computador e depois transferidos para película. A partir de três cópias diferentes do filme, o áudio do filme passou por processo de aperfeiçoamento similar.

Considerado um dos precursores do movimento tropicalista, "Terra em Transe" foi recuperado graças ao patrocínio da Petrobras e da iniciativa de Paloma Rocha, filha de Glauber e mentora do projeto, que foi realizado por meio do Grupo Novo de Cinema e TV, que representa a família do cineasta.

"Terra em Transe" é o primeiro de quatro longas de Glauber que integram o projeto de restauro. Em seguida, será a vez de "Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro", "Barravento" e "Idade da Terra".
O Festival Internacional de Cinema de Berlim será realizado entre a próxima quarta-feira (10) e 20 de fevereiro.

Apesar de não fazer parte desse projeto, o longa "Deus e o Diabo na Terra do Sol" também foi restaurado e já está disponível em DVD.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página