Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/02/2005 - 09h00

Documentário brasileiro "Aboio" é exibido em mostra do MoMA, em Nova York

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O documentário "Aboio", longa-metragem sobre canto de vaqueiros do sertão, abrirá amanhã a mostra de filmes de não-ficção realizada pelo Departamento de Cinema do Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York.

O programa, realizado anualmente, seleciona trabalhos a partir da pesquisa da recente produção internacional de filmes e vídeos documentários.

Neste ano, a mostra começa hoje e vai até o dia 28. "Aboio" será exibido em duas sessões, amanhã e no dia 26.

Dirigido pela mineira Marília Rocha, o filme mostra os vaqueiros que vivem na região entre Minas e Pernambuco. O documentário registra a tradição folclórica em extinção e, por meio de entrevistas com artistas que tiveram referências no universo dos vaqueiros, como Naná Vasconcelos, Elomar e Cordel do Fogo Encantado, faz uma ligação entre a cultura popular e erudita no Brasil.

"Aboio" foi produzido no ano passado, em cor e preto-e-branco, e tem 73 minutos de duração. Foram usadas as tecnologias super8 e digital.

Mais informações sobre o filme no site www.ossodesign.com/aboio. Informações sobre o festival do MoMA no site www.moma.org/exhibitions/film media/2005.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre documentários brasileiros
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página