Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/02/2005 - 23h36

Franz Ferdinand e Scissor Sisters brilham no Brit Awards

Publicidade

JILL LAWLESS
da Associated Press, de Londres (Inglaterra)

A banda escocesa de art rock Franz Ferdinand ganhou, hoje, os prêmios de Melhor Grupo Britânico e de Melhor Performance Rock do Brit Awards, premiação britânica equivalente ao Grammy norte-americano. As Scissor Sisters, cujo disco de estréia chegou ao topo das paradas britânicas, ganhou três prêmios: Performance Internacional Revelação, Melhor Grupo Internacional e Melhor Álbum Internacional.

O quarteto de Glasgow Franz Ferdinand foi lançado à fama no ano passado com um ganchudo disco de estréia, "Franz Ferdinand", que evoca os primeiros trabalhos da banda nova-iorquina Talking Heads. Emergindo de dois ovos dourados gigantes dispostos ao redor de um frango rosa, as nova-iorquinas Scissor Sisters abriram a cerimônia no centro de convenções Earl's Court, em Londres, cantando seu sucesso "Take Your Mama".

Outros prêmios foram divididos entre outros artistas relativamente mais novos, alguns ainda adolescentes.

A banda McFly foi escolhida a Melhor Performance Pop batendo Westlife, Natasha Bedingfield, Girls Aloud e Avril Lavigne.

A diva soul Joss Stone levou o prêmio de Melhor Artista Solo Britânica. A adolescente de Devon, no interior da Inglaterra também venceu a Melhor Performance Urbana.

"Eu nem sei o que fazer agora", disse Stone emocionada. "Obrigado a todos vocês que votaram em mim. Eu estou até passando mal"

O prêmio para o Melhor Artista Solo Britânico foi para o rapper Mike Skinner, também conhecido como The Streets --um quase veterano com 26 anos e dois discos lançados.

O rock do grupo Keane, cujo disco de estréia "Hopes and Fears" foi o disco mais vendido no Reino Unido de 2004, levou os prêmios de Melhor Performance Britânica Revelação e de Melhor Álbum Britânico.

O Muse ficou com o prêmio de Melhor Performance Britânica Ao Vivo, enquanto Will Young, vencedor da série televisiva "Pop Idol" (o equivalente ao programa brasileiro "Fama"), ganhou o prêmio de Melhor Cantor Britânico com a canção "Your Game".

Gwen Stefani bateu Kylie Minogue, Kelis, Anastasia e Alicia Keys ao levar o prêmio de Artista Solo Internacional Feminina. Ao aceitar o prêmio acompanhada por quatro ajudantes vestidas de marinheiro, Stefani disse que foi "inspirada por grupos britânicos enquanto crescia, durante toda a minha vida".

Eminem venceu o prêmio de Artista Solo Internacional Masculino e enviou uma mensagem gravada em vídeo para recebê-lo.

Também houve prêmios para artistas mais velhos. Bob Geldof --líder fundador da banda irlandesa The Boomtown Rats e organizador de festivais-campanhas como o "Band Aid" e o "Live Aid", para acabar com a fome na África-- recebeu o prêmio por sua contribuição com a música.

Num prêmio especial para marcar o 25º aniversário da premiação, a canção "Angel", do cantor Robbie Williams foi escolhida a melhor canção do último quarto de século, a partir de uma pesquisa realizada entre os ouvintes da rádio BBC 2.

O Brit Awards é realizado pela associação industrial British Phonographic Industry. A maioria dos vencedores foram selecionados pelos votos de mais de 1.000 membros da indústria fonográfica, incluindo representantes das gravadoras, do varejo, da imprensa, produtores, DJs e promotores.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página