Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/02/2005 - 09h00

Artista plástico José de Guimarães tem retrospectiva em SP

Publicidade

do Guia da Folha

O tal traço-de-união Brasil-Portugal cantado no hino de um clube de futebol carioca anda meio esmaecido, em diversos segmentos --ao menos por aqui. Uma tentativa de minorar a distância cultural e apreender a produção contemporânea de artes plásticas da antiga metrópole acontece a partir de terça (15), com a abertura de "O Imaginário Multicultural de José de Guimarães", a primeira retrospectiva brasileira do destacado artista lusitano de 65 anos.

Trinta e nove trabalhos --entre pinturas, esculturas e objetos-- percorrem parte das quatro décadas de carreira de Guimarães, que tem como influências nomes como Picasso, Miró, Rubens e influxos da pop art e das artes do México, da África e do Japão. Sobressaem entre as particularidades da sua criação o gosto por formas animais, a mescla de materiais (acrílico e luz de néon, por exemplo) e a intensidade cromática.

A curadoria da exposição, que tem lugar na galeria de Arte do Sesi da avenida Paulista, é do artista e secretário municipal da Cultura, Emanoel Araújo.

"O Imaginário Multicultural de José de Guimarães": Centro Cultural Fiesp - galeria de Arte do Sesi (av. Paulista, 1.313, Bela Vista, região central, tel. 011/xx/3146-7405). Ter. a sáb.: 10h às 20h. Dom.: 10h às 19h. Abertura 15/2. Até 29/5. GRÁTIS.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre artistas plásticos

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página