Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/02/2005 - 09h06

"Diários de Motocicleta" recebe dois prêmios do Oscar britânico

Publicidade

da France Presse, em Londres

O filme "Diários de Motocicleta", do diretor brasileiro Walter Salles, ganhou neste sábado à noite os prêmios da Bafta (British Academy of Film and Television Arts) de melhor filme estrangeiro e melhor trilha sonora.

O filme do brasileiro Walter Salles competia com "A Voz do Coração", "Eterno Amor", "Má Educação" e "A Casa das Adagas Voadoras".

"É um prêmio que demonstra a importância do idealismo, porque esse filme fala disso", disse Salles ao receber o prêmio.

Ele agradeceu a Grã-Bretanha pelo reconhecimento e "por ter inventado o futebol", e disse que "esse país tem sido sempre uma porta para promoção de filmes sul-americanos no exterior".

"Diários de Motocicleta" concorria ainda nas categorias melhor roteiro adaptado, ator, ator coadjuvante, música e fotografia.

O Bafta (British Academy of Film and Television Arts) é visto como um indicador dos possíveis resultados do Oscar, que acontece em duas semanas.

Na mesma cerimônia, "O Aviador", filme dirigido por Martin Scorsese sobre a vida do multimilionário Howard Hughes, venceu na categoria de melhor filme, incluindo outros três prêmios, entre eles o de melhor atriz coadjuvante para Cate Blanchett por seu papel como Katharine Hepburn.

O britânico Mike Leigh levou o prêmio de melhor direção por "Vera Drake", filme que também ganhou o de melhor atriz, graças à atuação de Imelda Staunton.

Jamie Foxx ficou com o prêmio de melhor ator por seu trabalho em "Ray".

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o filme "Diários de Motocicleta"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página