Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2005 - 03h11

Ray Charles, com indicação póstuma, é o grande vencedor do Grammy 2005

Publicidade

da Folha Online

O cantor e músico Ray Charles, postumamente indicado ao Grammy 2005, foi o grande vencedor da 47ª edição do evento. Ele foi premiado em oito categorias, entre elas, a de melhor disco com o álbum "Genius Loves Company", e gravação do ano com a música "Here We Go Again".

A cantora Bonie Raitt e o pianista Billy Preston fizeram uma homenagem ao cantor, morto em junho de 2004 aos 73 anos, interpretando a música "Geórgia", um de seus maiores sucessos.

AP
James Brown chega ao 47º Grammy Awards
A festa de entrega do Grammy, um dos principais eventos mundiais de música, aconteceu meste domingo no centro Staples, em Los Angeles. A cerimônia deste ano foi apresentada pela rapper e atriz Queen Latifah, ganhadora de prêmios Grammy.

Principais categorias

O prêmio de canção do ano foi para "Daughters", de John Mayer. Já a revelação ficou para o grupo Maroon5. Na categoria melhor disco de rock venceu "American Idiot", do Green Day, enquanto "Vertigo", do U2, ficou com os prêmios de melhor canção de rock e clipe.

A cantora Britney Spears ganhou o seu primeiro Grammy com a música "Toxic", na categoria de melhor gravação dance. Kanye West levou o prêmio de melhor disco de rap com o álbum "The College Dropout". O vencedor da categoria de melhor disco de pop tradicional foi Rod Stewart por "Stardust...The Great American Cançãobook Volume III".

Bill Clinton

O ex-presidente americano Bill Clinton (1993-2001) ganhou neste domingo o segundo Grammy de sua carreira na categoria de melhor álbum falado, pela gravação de sua autobiografia "Minha vida".

Há um ano, Clinton recebeu o prêmio na mesma categoria pela versão infantil gravada de "Pedro e o Lobo", de Sergei Prokofiev, para a qual emprestou sua voz junto com a atriz italiana Sophia Loren.

Bebel Gilberto

A cantora Bebel Gilberto, que concorreu na categoria melhor álbum de world music contemporânea com o disco que leva o seu nome, perdeu o prêmio para "Egypt", de Youssou N'Dour.

O SBT, que anuncia em seu site a transmissão do evento ao vivo, exibirá a premiação em três partes, nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, a partir de 0h35, logo depois do Jornal do SBT 2ª Edição. A apresentadora Regina Volpato comanda a atração dos estúdios da emissora. Os comentários ficarão a cargo do músico e produtor João Marcello Bôscoli.

Especial
  • Confira a lista dos vencedores do Grammy 2005
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página